TUNELADORA: DO PORTO AO CANTEIRO DE OBRAS

TUNELADORA: DO PORTO AO CANTEIRO DE OBRAS

A Transdata Engenharia e Movimentação, sediada em São Paulo (SP), certificada pela norma  NBR ISO 9001, com atuação no Brasil e demais países da América do Sul, recebeu o Prêmio Top Crane 2023, na Categoria Transportes, pelos serviços de recebimento no costado do navio, em Santos (SP), transporte rodoviário, coordenação operacional e engenharia de transporte de uma tuneladora – Tunnel Belt Conveyor (TBM) – para as obras de expansão da Linha Verde do Metrô de São Paulo.

A tuneladora foi adquirida pelo Consórcio Metrô Linha 2 Verde – Lote 1, e a modalidade da importação da China porta a porta, com entrega até o canteiro de obras, ficou à cargo da Comexport, que, por sua vez, contratou a Transdata para a operação de transporte.

O volume total de movimentação envolveu cerca de 3.365 t, muitas peças com peso acima de 100 t, sendo a carga mais    pesada um Main Drive, com dimensões (CxLxA) de 7.800,00 x 6.650,00 x 3.130,00, e peso de 189,90 t. Nessa operação, foram utilizados dois cavalos mecânicos Mercedes-Bens Actros 8×8, para recebimento da carga no porto, e 11 cavalos mecânicos Volvo, em composições de transporte com quatro pranchas (3 eixos, 4 eixos e lagartichas) e 20 carretas carga seca Randon, além de 44 linhas de eixo Cometto e três veículos de apoio.

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O planejamento antecedeu a operação em cerca de um ano, em conjunto com todos os órgãos responsáveis, como o Metrô, o CET, Ecovias, DER e Polícia Rodoviária para alinhamento do “modus operandi” dos transportes, realização de viabilidade geométrica/estrutural e avisos aos moradores da região.

Em face da rota urbana e, ainda, de uma grande cidade como São Paulo, os desafios da operação são previsíveis. Mas o itinerário foi aprovado com atecedência e todos os pontos críticos foram mapeados. A rota incluiu rodovias e vias importantes da capital paulista: Imigrantes, Rodoanel, Av. Oscar Niemeyer, Sapopemba, Ragueb Chohfi e Aricanduva.

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O maior desafio foi a entrega do equipamento principal – Main Drive – no Complexo Rapadura (Região do Jardim Textil, Zona Leste de São Paulo), canteiro de obras, onde seria montado e posicionado para a escavação. Trata-se de um bairro totalmente residencial, com ruas estreitas, onde, mesmo à noite, o trânsito é intenso. Foi preciso bloquear algumas ruas e destacar equipes de apoio ao trânsito e sinalização. Ao final, a operação foi realizada com sucesso e dentro do prazo contratual previsto.

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