COMPETÊNCIA INTERNACIONAL NO TRANSPORTE ESPECIAL

COMPETÊNCIA INTERNACIONAL NO TRANSPORTE ESPECIAL

A Primax Transportes Pesados, sediada em São Paulo (SP), recertificada, em setembro deste ano, nas normas ISO  9001, ISO 14001 e ISO 45001, com atuação em todo território nacional, Mercosul e alguns países da Europa e Ásia, recebeu o Prêmio Top Crane 2023, na Categoria Transportes, pela operação internacional de transporte de turbinas a vapor, de Jundiaí (SP) a Puerto Esperanza, na Argentina. A carga, com dimensões de 6,00 x 6,00 x 4,60 e peso de 90 t, e suas peças de reposição foram transportadas por via rodoviária em uma rota de 1.700 Km.

No mundo interconectado de hoje, as colaborações globais são essenciais para o sucesso. Nesse espírito de cooperação, a Primax e uma fabricante internacional de turbinas a vapor, uniram forças para garantir o sucesso da operação. Cabe destacar que a Primax já tem grande expertise em logística e transportes internacionais. Mas sempre é um desafio movimentar um equipamento moderno, com dimensões e pesos excedentes, de uma cidade bem próxima da Grande São Paulo para uma região remota da Argentina.

Primax-transporte de turbina

Um trabalho intenso de planejamento e engenharia foi realizado junto às entidades municipais naquele país e, após um mês de estudos, o transporte foi autorizado. A Primax enfrentou uma série de desafios logísticos, desde estradas complexas, obras de restruturação nas vias, obras de arte mal conservadas naquela país, condições climáticas adversas e a travessia de fronteiras internacionais.

Um dos maiores desafios, foi obter as licenças de trânsito na Argentina, uma vez que devido à altura final da carga e peso, foram necessários desvios por vias municipais, onde foi necessário emissão de laudos estruturais, definindo as distribuições de cargas aplicadas ao pavimento, a fim de garantir a integridade das obras de artes locais.

Para o carregamento da turbina, a Primax utilizou um de seus três pórticos hidráulicos com capacidade para 450 t. Para o transporte da turbina, foram utilizados um cavalo Volvo FH 540 8 x 4, com uma linha Goldhofer de 10 eixos acoplados a um pescoço hidráulico e uma plataforma super rebaixada. A movimentação das peças de reposição da turbina foi feita por oito modelos Scania R450 6 x 2 com carretas de diferentes combinações.

Em Puerto Esperanza, a descarga da turbina foi realizada através dos recursos hidráulicos da carreta, sobre patas de elefante, em uma área provisória da qual a Primax participou do projeto executivo de cálculos de carga, a fim de garantir a integridade do equipamento, até que o prédio onde será instalado seja finalizado.

A operação foi realizada em um total de 26 dias, com saída no dia 12 de agosto e chegada em 07 de setembro. Em razão do gerenciamento da obra ser da Primax e considerando-se também sua expertise em território da Argentina, estima-se em 20% a redução do valor total do projeto. Houve também redução de 14 dias no prazo de entrega estabelecido inicialmente em contrato (21 de setembro).

Primax-transporte de turbina3

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