EMERGÊNCIA NA PARADA DE MANUTENÇÃO

EMERGÊNCIA NA PARADA DE MANUTENÇÃO

A Cunzolo Máquinas e Equipamentos, sediada em São José dos Campos (SP), com atuação nacional, em particular na Região Sudeste, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, recebeu o Prêmio Top Crane 2023, na Categoria Içamento – Case’2023, pelo trabalho para troca de uma virola (75 t) e seu anel de um forno de cal, em uma fabricante do setor de papel e celulose, em Três Lagoas (MS). A locadora mobilizou nessa operação, envolvendo uma altura de içamento de 14 m, o equipamento de maior capacidade de sua frota, modelo Tadano ATF 400 G6 (400 t). Também utilizou no apoio o guindaste Liebherr LTM 1070-4.2 (70 t).

A contratante, empresa de engenharia e fabricante, já havia desenvolvido o projeto com mais de 6 meses de antecedência com outra empresa, no qual foi definido um guindaste de 500 t para executar o serviço. A Cunzolo foi chamada de última hora, faltando seis dias para a realização da operação, pois a outra empresa não iria poder atender. Como esse projeto era um caminho crítico na parada de manutenção na planta, não havia como realizá-lo em outra data – e não poderia haver atrasos, pois haviam outros fornecedores envolvidas nesta frente de trabalho já programados para atender ao cronograma

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A Cunzolo Máquinas e Equipamentos enviou sua equipe técnica para avalição da atividade e do local, já com toda estrutura formatada, e foi informada que o solo tinha baixa resistência. Por conta disso, passou a verificar um posicionamento que permitisse um raio menor em relação ao estabelecido anteriormente para o outro equipamento de 500 t, que não mais realizaria a atividade.

Era preciso realizar todo levantamento técnico de medições em campo, as estruturas de apoio já montadas que iriam gerar interferências, trabalhar com a equipe técnica de preparação de solo e orientar a preparação, de acordo com o novo posicionamento do guindaste a ser definido – e desenvolver um Plano de Rigging detalhado para a troca da virola e do anel com espaço super restrito de desmontagem da antiga e montagem das peças novas.

Em uma aviação preliminar houve o entendimento da equipe técnica da Cunzolo que seria possível realizar a atividade com o guindaste de 400 t. Entretanto, seria um içamento crítico e por isso foi estabelecido utilizar a taxa de ocupação de capacidade do guindaste com no máximo 85%. Além disso, nesses seis dias foi enviada uma equipe (com um engenheiro, supervisores, rigger e auxiliares, em cada turno) para garantir que todo o processo fosse realizado como planejado.

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E também para dar suporte a qualquer intercorrência no processo de retirada das peças antigas e nas avaliações em campo para reduzir o tempo de respostas – garantindo a segurança operacional de todos os envolvidos, cumprir o prazo estabelecido, e acompanhar os serviços de terraplanagem na área.

Já existiam diversos equipamentos de apoio no local (geradores, máquinas de solda de grande porte e etc). Com o levantamento das informações, no entanto, foi encontrado um posicionamento do guindaste, de acordo com o Plano de Rigging, que permitiu a realização da atividade com toda a segurança e dentro do cronograma estabelecido.

O trabalho foi realizado com sucesso e os ganhos para o contratante e o cliente final são evidentes: utilização de um equipamento de menor porte e cumprimento do cronograma estabelecido na parada de manutenção – sem atrasos.

 

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