DESAFIO NO EMBARQUE DE MINÉRIO

DESAFIO NO EMBARQUE DE MINÉRIO

A Transnacional, sediada em Horizonte (CE), com operações certificadas pela ISO 9001 e um amplo portfólio em operações nas regiões Norte e Nordeste do país, recebeu o Prêmio Top Crane 2023, na Categoria Içamento – Case’2023, por uma operação realizada, entre os meses de julho a setembro de 2023, em São Luís (MA). A Transnacional foi selecionada pela REDE Montagens Eletromecânicas para o serviço de revitalização de uma Recuperadora de Minério.

O trabalho envolveu manuseio e içamento de módulos de 6,06 a 22,38 t  (com dimensões variando entre 3,50 m x 3,78 m x 3,97 m e 9,00 m x 3,90 m x 4,60 m) e contrapesos de concreto (4,50 m x 3,78 m x 2,00 m) com pesos entre 42 a 44 t da recuperadora.

A Transnacional mobilizou nessa operação, com uma altura útil máxima de içamento de 49,29 m, um guindaste Liebherr LTM 1500-8 (500 t) e um guindaste Sany STC 1100T6 (110 t). No primeiro caso, a configuração escolhida foi a TN (lança principal T- 50 m/comprimento de luffing N-35,0 m e contrapeso total de 135,0 t). No guindaste Sany foi utilizada a configuração de lança principal T e contrapeso total de 30,2 t.Como equipamentos auxiliares foram utilizados um guindauto (43,7 tm), duas pranchas retas Facchini de quatro eixos (14 m) e duas plataformas elevatórias articuladas JLG, modelo 1250AJP, com altura de trabalho de 38,5 m.

O trabalho foi antecedido por um rigoroso planejamento, levando em conta principalmente as particularidades da recuperadora em questão, que teve sua montagem concluída em 1989, e o limitado espaço físico para realização de montagens em paralelo. Além, é claro, das prioridades operacionais do cliente final. A máquina, inclusive, só iria ser bloqueada (parada) para início de enrijecimento de seus tirantes, depois da aprovação do layout geral projetado pela área técnica da Transnacional, com a definição das posições de guindastes, acessórios, equipamentos, suporte da lança da recuperadora e descarte das antigas estruturas.

Transnacional-icamento-mineracao3

Um detalhe importante é que, por se tratar de uma máquina antiga, a maioria dos seus esquemas teve que ser redesenhado no Autocad (extensão DWG) para subsidiar também o Plano de Rigging. Nesse processo, a equipe responsável apontou, por exemplo, a necessidade de se construir uma vala para a desmontagem dos contrapesos de concreto para acomodar as cargas a 75°, com o objetivo de não realizar a horizontalização, evitando assim quaisquer riscos de colapso na estrutura, visto que estes componentes estão expostos há 34 anos às condições do tempo.

Em todas as operações de içamento e foram elaboradas estratégias específicas para cada etapa a fim de determinar e emitir todos os cálculos e documentos requeridos. No total, somente para as operações de içamento e montagem de três dos módulos foram emitidos mais de 50 estudos técnicos para viabilizar as movimentações com total segurança.

Transnacional-icamento-mineracao

A análise técnica referente à velocidade máxima de vento admissível foi enviada à fabricante do guindaste principal (Liebherr), que liberou as operações com 11,0 m/s, porém, para seguir as normativas internas do proprietário do empreendimento, foi reajustada para 9,0 m/s. E o turno de trabalho dos equipamentos foi adequado à janela de vento existente.

As operações envolveram 550 profissionais que alternavam turnos no período de 24 horas. A configuração adequada dos recursos reduziu custos com a mobilização de equipamentos adicionais. E o trabalho foi concluído em 90 dias, com 45 dias de antecedência do inicialmente previsto. O que é bastante significativo se considerado que a recuperadora em questão faz o escoamento e embarque de 36 mil t por hora de minério de ferro (cotado atualmente em cerca de US$ 120,00 por t).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×