EFICIÊNCIA NA MANUTENÇÃO EÓLICA

EFICIÊNCIA NA MANUTENÇÃO EÓLICA

A Guindastes Tatuapé, empresa sediada em São Paulo, com atuação em todo o território nacional, recebeu o Prêmio Top Crane 2023, na Categoria Içamento – Case’2023, por uma operação realizada, em agosto deste ano, no município de Gentio do Ouro (BA).

O desafio apresentado pelo contratante era dar suporte ao trabalho de manutenção de uma torre eólica, que deveria ser concluído no menor tempo possível, para impactar o mínimo possível a geração de energia – uma interrupção maior que o tempo previsto, inclusive, poderia acarretar multas ao cliente final.

Colocado nesses termos, o trabalho que, a princípio, parece rotineiro (descer o rotor para substituição das pás no solo, pois foi constatado um problema nos parafusos de fixação das pás ao hub) ganha sentido de urgência não havendo margem, portanto, para erros ou flexibilização do cronograma. Deve-se acrescentar ao desafio as particularidades da carga: um rotor (hub mais três pás), com diâmetro de 116 m e peso de 64 t, instalado a 90 m de altura.

icamento-tatuape-eolico

A maior dificuldade deste projeto foi relativa ao impedimento da desmontagem de cada pá de forma unitária por um problema nos parafusos de fixação da mesma ao Hub, o que acarretou a necessidade de uma logística com guindastes com capacidade operacional sobrada e que ainda propiciasse o seu posicionamento físico na área muito restrita do “PAD” de trabalho, situado ao pé da torre para a descida do rotor montado.

Amplamente certificada (ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018) e com um planejamento minucioso e a mobilização de pessoal especializado e vários recursos de sua frota, a Guindastes Tatuapé realizou sua parte no serviços de manutenção da torre eólica em três dias de operação. Não incluindo, evidentemente, sete dias para mobilização e posterior desmobilização, em linha com os prazo pactuados com o cliente.

A proposta apresentada ao cliente incluiu um projeto prévio e estratégico de execução dos trabalhos através dos Planos de Rigging para cobrir todas as etapas da operação. Na operação, a locadora utilizou a mais recente estrela de sua frota – o guindaste Liebherr LTM 11200-9.1 (1.200 t) – e, como equipamentos auxiliares, os guindastes Grove GMK 5220, Liebherr LTM 1120-4.1 e Tadano ATF 90-4 , com capacidades, respectivamente, para 220, 120 e 90 t, além do guindauto Madal Palfinger 43.000 (20 t),  um manipulador telescópico (7 t) e uma plataforma elevatória (14 m), dentre outros. Foram envolvidos em torno de 18 profissionais diretamente na obra, cerca de 55 profissionais de forma indireta e 44 veículos transportadores para atendimento de toda operação.

A opção pela utilização do Liebherr LTM 11200- 9.1 foi decisiva para uma redução de custos estimada em 30 %, já que foi possível utilizar o “Jib Fixo”, acessório que acoplado à lança fez toda a diferença nos prazos de montagem e desmontagem do guindaste, pois não foi necessário utilizar o Luffing Jib do equipamento e, por consequência, indiretamente reduziu, além do prazo de montagem e desmontagem, a quantidade de veículos transportadores.

icamento-tatuape-eolico3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×