UM GUINDASTE POLIVALENTE NA INDÚSTRIA

UM GUINDASTE POLIVALENTE NA INDÚSTRIA

Guindastes, em geral, são equipamentos de utilização pontual, em projetos ou fases específicas de obras. Por isso, a maioria de seus proprietários são locadores que prestam esse tipo de serviço. Mas há casos também, quando a operação intensa o justifica, em que o próprio usuário final investe em um equipamento de elevação de cargas.

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Equipe da Cenibra das áreas operacional, manutenção e compras, com o presidente da Tadano Brasil, Masatoshi Hirano, e o gerente de vendas, Anilton Leite

Um exemplo é a Cenibra, fabricante de celulose baseada em Belo Oriente (MG). Em novembro do ano passado, a empresa recebeu um guindaste Tadano GR-350XL-2 que está dando suporte às obras de modernização de sua planta. E, passada essa fase, estará totalmente mobilizado nas manutenções diárias, içando bombas, motores elétricos, válvulas, tubulações e serviços em geral. Além disso, ficará à disposição da linha de produção, quando houver necessidade de troca de cilindros de máquinas e nos içamentos de paletes nos setores de primários.

Guindastes não são novidade no dia a dia da Cenibra. A empresa já conta com outro guindaste RT, também Tadano, modelo GR-550EX-1, de 55 t, e agora adquiriu o  novo GR-350XL-2 para substituir um outro equipamento, mais antigo, com capacidade para 18 t. O objetivo foi o de poder contar com um equipamento com capacidade superior a 20 t, com mais recursos embarcados, e, ao mesmo tempo, que fosse adequado às instalações locais. Ou seja, que fosse compacto, para poder operar nos espaços restritos, tanto na largura como na altura da planta.

Recursos embarcados no equipamento

O GR-350XL-2 é um RT com capacidade máxima de elevação de 35 t a 2,4 m. Conta com lança telescópica longa de quatro seções e extensão total de 31 m. Com o jib treliçado, de duas seções, a altura de trabalho pode chegar a 44 m e o raio a até 37,2 m. Compacto, com dimensões (CLA) de 11,2 m x 2,7 m x 3,5 m e peso bruto de 27,4 t (13,8 t no eixo dianteiro e 13,5 t no traseiro), desenvolve velocidades de até 50 Km/h. O motor é Cummins, modelo QSB6.7, de 220 HP, com transmissão automática e conversor de torque Powershift com seleção do eixo de tração. A direção hidráulica, controlada pelo volante, permite três diferentes modos: dianteira com 2 rodas; coordenada nas 4 rodas e carangueijo nas 4 rodas.

Um critério decisivo, principalmente em uma instalação industrial, foram os dispositivos de segurança. O novo AML-C (Limitador Automático de Momento) mostra o ângulo e comprimento da lança, o raio de trabalho, pressão de operação do cilindro de elevação, a largura de extensão dos estabilizadores, posição de giro, capacidade de elevação nominal e carga presente no gancho.

O AML-C emite avisos sonoros e visuais e quando uma operação se aproxima do limite de carga, a função de parada lenta da Tadano é acionada para evitar sobrecargas. Também é possivel fazer set-up de altura de elevação da lança, set-up do giro do guindaste, bem como configurar a operação de movimento do guindaste para que o mesmo trabalhe dentro de uma área industrial fechada e o mesmo não bata ou atinja teto, paredes ou obstaculos que estão ao redor do guindaste.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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