TECNOLOGIA APLICADA ÀS LINGAS DE CORRENTES

TECNOLOGIA APLICADA ÀS LINGAS DE CORRENTES

Por: Camila Canto (*)

A atividade de içamento de cargas envolve elevados riscos, os quais podem provocar inúmeros tipos de acidentes, que variam em sua gravidade. Os riscos existem e não podem ser evitados, por outro lado, acidentes podem ser evitados. Acidentes envolvendo pessoas podem gerar afastamentos de funcionários, podendo ser estes afastamentos permanentes ou temporários, e, em casos mais graves, vidas podem ser perdidas. No caso de acidentes envolvendo bens materiais, a empresa pode ter prejuízos financeiros enormes, devido a danos ocorridos em equipamentos caros e, além disso, ter a produtividade afetada, o que pode gerar multas e perda de competitividade.

Qual tipo de acessório de içamento devo utilizar? Quais fatores devo considerar na escolha deste equipamento?

Correntes, cabos de aço e cintas sintéticas estão entre os acessórios de içamento mais utilizados e podem ser combinados em conjunto com outros componentes, constituindo uma linga de içamento. Em algumas situações de içamento, os três tipos de acessórios podem ser adequados. Porém, deve-se tomar muito cuidado em sua análise, pois alguns deles possuem determinadas limitações. Como, por exemplo, as cintas sintéticas, que possuem temperaturas máximas de aplicação limitadas, não podem ser encurtadas e são sensíveis a cantos vivos, e, os cabos de aço que não podem ser encurtados (não se ajustam a cargas assimétricas).

As correntes possuem algumas vantagens sobre os demais tipos de acessórios, sendo elas: possibilidade de encurtamento, temperaturas de utilização de até 400ºC (uma redução na capacidade deve ser considerada em determinadas faixas), maior durabilidade, facilidade no armazenamento adequado e maior facilidade na atividade de inspeção.

GrabiQ
Fig. 1 – Acessórios de içamento precisam ser ajustados no caso de içamento de cargas assimétricas, em busca da estabilidade de carga para uma maior segurança

Entretanto, alguns usuários de correntes relatam dificuldades no manuseio, devido ao peso do sistema, impactando, inclusive, em questões ergonômicas. Somadas a estas dificuldades, temos o fato de que se empenha muito tempo no preparo do içamento e também na atividade de inspeção dos acessórios. E como a tecnologia aplicada às correntes pode amenizar estas dificuldades, proporcionar maior segurança e aumentar a produtividade no seu içamento de carga?

Visando combater as “dores” da atividade de içamento de cargas mencionadas acima, a Gunnebo Industries desenvolveu os exclusivos sistemas GrabiQ e Flexileg. Tais sistemas são construídos com correntes fabricadas em aço grau 10, as quais possuem resistência 25% maior do que uma corrente fabricada em aço grau 8 de mesmo diâmetro, reduzindo assim, substancialmente, o peso do sistema e tornando o conjunto mais ergonômico (os componentes também são fabricados em grau 10).

O sistema GrabiQ combina as funções anel de carga, encurtador e conector em uma peça apenas, reduzindo a quantidade de componentes necessários, e, consequentemente o peso total da linga, facilitando assim o manuseio e reduzindo riscos na operação. O tempo empenhado na atividade de inspeção também reduz drasticamente.

O sistema Flexileg combina os mesmos recursos com a conveniência de um sistema modular, o qual permite a configuração da linga no próprio local de aplicação. Flexileg é um sistema flexível de soluções em lingas de correntes, com troca instantânea de ramais, onde um único anel de carga e uma combinação de 5 ramais de correntes substituem 4 lingas no sistema tradicional (10 ramais de correntes) – uma redução de 50%, possibilitando assim a redução da quantidade de itens a serem controlados internamente pelo cliente. Pernas ociosas podem ser facilmente removidas, evitando-se acidentes.

grabiq

(Fig.2) Sistema Tradicional  x Sistema Flexileg

É possível aplicar tecnologia e know how, buscando a inovação tanto em sistemas mecânicos tradicionais quanto nas lingas de correntes. A linha GrabiQ possui maior flexibilidade em campo e facilidade no uso. A figura abaixo ilustra as vantagens do sistema GrabiQ sobre o sistema tradicional de correntes no grau 8.

grabiq

(Fig.3) Sistema Tradicional  x Sistema GrabiQ        

Nunca utilize acessórios sem a rastreabilidade estampada na peça, sem certificado do fabricante ou com informações duvidosas estampadas nas plaquetas, busque sempre um fabricante no qual você possa confiar!

A Gunnebo Industries (empresa integrante do grupo Crosby), possui mais de 250 anos de experiência na fabricação de correntes e componentes, fornecendo uma ampla gama de soluções para diferentes tipos de içamento de carga, que atendem as mais rigorosas normas mundiais. A Gunnebo Industries tem o controle total sobre todo o processo fabricação, pois realiza todas as etapas deste processo em suas próprias instalações.

Buscando atestar as propriedades mecânicas dos seus materiais, a Gunnebo Industries realiza teste de carga em 100% dos componentes e correntes (neste item realizamos um teste de ruptura para cada lance de corrente) fabricados.   Qualidade com a qual você pode contar e realizar seu içamento com segurança e tranquilidade!

Camila Canto(*) Camila Canto é Engenheira de Materiais, pós-graduada em Gestão Empresarial, possui 14 anos de experiência no mercado de içamento de cargas. Atualmente responsável pela gerência técnica e comercial da The CROSBY Group no Estado do Rio de Janeiro. Contatos para camila.canto@thecrosbygroup.com

 

1 comentário em“TECNOLOGIA APLICADA ÀS LINGAS DE CORRENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×