RINA APROVA EMBARCAÇÕES NÃO TRIPULADAS DA RC DOCK

RINA APROVA EMBARCAÇÕES NÃO TRIPULADAS DA RC DOCK

As embarcações automatizadas são um novo horizonte para a indústria naval e o início de um novo capítulo em sua longa história. Com forte experiência em automação marítima, a RC Dock alcançou um marco com a aprovação de primeira classe de seus primeiros barcos de trabalho não tripulados controlados remotamente para operar até 200 milhas náuticas da costa.

A RC Dock, com sede em Ijmuiden, na Holanda, é conhecida por sua aplicação inovadora das mais recentes tecnologias para apoiar a indústria naval, incluindo embarcações de superfície não tripuladas (USVs), docas automatizadas de ancoragem e reabastecimento de USV e sistemas de lançamento e recuperação de USV. O RINA classificou o primeiro de seus 20 novos barcos de trabalho capazes de realizar operações não tripuladas controladas remotamente em áreas como Pesquisa Offshore e Inspeção Submarina, Manutenção e Reparo (IMR).

“Este projeto empolgante com o RC Dock representa nossa primeira aprovação para este tipo de embarcação e nos dá uma experiência valiosa para apoiar a indústria à medida que ela adota cada vez mais automação”, diz Guido Garufi, gerente de desenvolvimento de negócios Benelux e norte da França na RINA.

Os barcos de trabalho, com menos de 12m de comprimento, são projetados para coletar dados importantes, como batimetria, níveis de poluição, correntes, condição do fundo do mar, clima e migração de pássaros, bem como para realizar o monótono dever de patrulhar as costas para observar atividades ilegais, incluindo pirataria e tráfico de drogas.

Completamente não tripulados, eles podem ser operados remotamente a partir de uma Sala de Comando Central fixa (atualmente localizada em Ijmuiden, Holanda) ou de um Centro de Controle Remoto móvel que pode ser localizado em qualquer lugar do mundo. Plataforma de Intervenção Robótica’ (MARIP), são monitorados 24 horas por dia, 7 dias por semana no mar por um Comandante e uma equipe de vigias qualificados baseados em terra na Sala de Controle.

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“Não há preocupações com horas de trabalho no mar e as embarcações podem operar a qualquer momento e na maioria das condições. Há uma clara economia de custos, mas é importante observar que a indústria também está reconhecendo que não se trata de remover empregos, apenas transferi-los para um ambiente mais seguro em terra e mudar as habilidades necessárias”, diz Ronald J Kraft, diretor e fundador da RC Dock Engineering BV

“Como parte deste projeto inovador, trabalhamos em estreita colaboração com a RC Dock e as autoridades marítimas para esclarecer todas as preocupações. A segurança cibernética é obviamente uma área essencial para essas embarcações, juntamente com todos os aspectos de segurança que precisam ser considerados nessa nova forma de operar”, acrescenta Garufi (RINA).

“Estamos empolgados com esta nova aventura e apreciamos o suporte profissional e a experiência fornecidos pelo RINA para tornar este projeto um sucesso. Este é o início de operações não tripuladas autônomas e controladas remotamente para a indústria naval, mas uma área, acredito, que continuará a crescer e se expandir para outras áreas”, conclui  Kraf.

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