POR QUE A LOCAR COMPROU 500 PLATAFORMAS ZOOMLION?

POR QUE A LOCAR COMPROU 500 PLATAFORMAS ZOOMLION?

Em entrevista exclusiva ao Caderno Plataformas, da Crane Brasil, Amilcar Spinetti Filho, Diretor Técnico Corporativo da Locar Guindastes e Transportes Intermodais, aponta as razões do investimento dentro da estratégia atual de uma das maiores empresas de movimentação de carga e trabalho em altura do Brasil e fala da importância da Locar se tornar uma das pioneiras em poder disponibilizar equipamentos elétricos com baterias de ion-lítio, parte do pedido feito junto à Zoomlion.

amilcar spinetti
Amilcar Spinetti Filho, Diretor Técnico Corporativo da Locar

Crane Brasil: Qual a principal objetivo do investimento? Há uma demanda firme de trabalho em altura que justifique essa aquisição?  A estratégia da Locar é expandir seus negócios com equipamentos Zoomlion, de modo a aumentar ainda mais o número de filiais no país?

Amilcar Spinetti F.º: A decisão por um novo investimento no segmento de plataformas, logo após a aquisição de outras 600 unidades, vem de encontro ao resultado de um grande planejamento estratégico, sendo um dos desdobramentos do aumento da capilaridade e da busca de mais um fornecedor estratégico para compor nossa linha de equipamentos. O ganho também se estende a uma possibilidade de renovação de frota disponibilizando aos clientes toda tecnologia de ponta disponível no mercado mundial. A estratégia é realmente expandir e aumentar as filiais.

Crane Brasil: Essas plataformas Zoomlion adquiridas agora, por conta de suas configurações, complementam esse lote inicial de 600 unidades, em termos de variedade de aplicações? Ou somente ampliam a frota de trabalho em altura da Locar nas mesmas aplicações potenciais?

Amilcar Spinetti F.º: Não somente complementam o primeiro lote, mas também são resultado de um longo trabalho que teve início na análise técnica dos equipamentos, estudo dos principais componentes, modelos de acordo com a demanda de mercado e por último a análise financeira do projeto. Foram várias reuniões até finalmente chegarmos em um modelo final que atendesse as expectativas de ambos lados. Todo esse investimento bem estruturado reforça a preocupação da Locar em ter um fleet de equipamentos diversificado, equipado com as melhores tecnologias, agregando produtividade e segurança e tudo isso com disponibilidade e rapidez no atendimento.

Crane Brasil: A grande novidade desse novo lote são as plataformas elétricas alimentadas por baterias de íon-lítio. Para a Locar, qual a maior vantagem: o custo-benefício da tecnologia ou maior acesso a aplicações e clientes que passaram a exigir ou dar preferência a equipamentos elétricos com esse tipo de alimentação (baterias de ion-lítio)?

Amilcar Spinetti F.º: Um dos principais pilares dentro da organização está diretamente ligado ao ESG (Environmental / Ambiental, Social / Social e Governance /Governança), onde a estratégia é cada vez mais migrar para equipamentos que possam contribuir de forma direta com a preservação do meio ambiente. No caso da escolha por esse tipo de bateria é que, além do aumento significativo de sua vida útil (maior que 5 anos) não sendo necessário a sua substituição, também não há em sua fabricação elementos como mercúrio, cromo, chumbo e outras substâncias tóxicas. Além de todas essas vantagens, também conseguimos garantir ao nosso cliente uma melhor produtividade em virtude do carregamento mais rápido e alta potência.

Crane Brasil: Há alguns anos, antes da crise econômica em 2015, a Locar tinha como um de seus diferenciais uma grande frota – e uma divisão específica – os equipamentos para trabalho e altura. Com essas recentes aquisições, cerca de 1.100 plataformas, a Locar resgatou essa condição anterior de grande player nesse segmento específico? Ou até superou?

Amilcar Spinetti F.º: A Locar sempre foi um grande player nesse segmento e nunca deixou de investir e renovar. É aceitável que com a crise econômica que o Brasil passou e sanitária, que foi mundial, os investimentos tenham sido revistos e a empresa passasse a trabalhar em sua otimização de frota baseada em sua experiência de mercado e tendências. Todas as aquisições hoje, dentro de qualquer segmento da empresa, são conduzidas por uma área estratégica de ativos, onde só é avaliada a demanda, como as diferentes opções, alinhadas a custos diretos de manutenção, tecnologia embarcada e produtividade para poder oferecer ao cliente a melhor escolha para seu projeto.

0607DC-Li-800

Equipamentos Zoomlion incorporados à frota de locação da Locar

São 500 unidades, com altura de trabalho entre 8 e 26 metros, que serão entregues até o final de 2022, incluindo desde plataformas articuladas diesel e elétrica a tesouras elétricas. Um aspecto importante é que cerca de 16% das plataformas aéreas encomendadas pela Locar são movidas à bateria de íon-lítio, as primeiras a serem adquiridas no Brasil e com demanda crescente em razão das regras de emissões cada vez mais rígidas no mercado. E também porque a tecnologia íon-lítio tem uma vida útil três vezes maior que as baterias tradicionais de chumbo-ácido e carregam até 50% mais rápido, ocupando menos espaço com uma densidade de energia muito maior.

A Locar passa contar, portanto, com esse importante diferencial, que é uma das particularidades das plataformas da Zoomlion, líder mundial desde 2019 em equipamentos para trabalho em altura alimentados por baterias de íon-lítio e desde o primeiro momento disponíveis no Brasil: tanto nas tesouras elétricas com altura de trabalho de 8 a 14 metros quanto nas plataformas de lança articuladas e telescópicas com alcance de 11 a 68 m.

Para a Locar, serão entregues tesouras elétricas com altura de trabalho de 8 e 14 m (ZS0607DC-Li e ZS1212DC-Li, respectivamente), articuladas elétricas com altura de trabalho de 16 m (ZA14JE-Li), todas com baterias de íon-lítio livre de qualquer manutenção e 5 anos de garantia do fabricante, além das tradicionais das plataformas de lança articuladas diesel 4WD, com altura de trabalho de 16, 22 e 26 m (ZA14J, ZA20J e ZA24J) seguindo a certificação internacional ANSI A92.20.

Leia também:

UM NOVO PATAMAR NO TRABALHO EM ALTURA

LINHA VERDE EM FÁBRICAS SUSTENTÁVEIS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×