OPERAÇÕES EM FUNÇÃO DO TIPO DE EMBARCAÇÃO (PARTE 2)

OPERAÇÕES EM FUNÇÃO DO TIPO DE EMBARCAÇÃO (PARTE 2)

Por Leonardo Roncetti (*)

AHTS (Anchor Handling Tug Supply), ou rebocador de manuseio de âncoras, é uma das embarcações mais versáteis do meio offshore, pois além do manuseio das âncoras, pode executar operações complexas como lançamento de equipamentos submarinos, instalação de estacas torpedo, reboque oceânico e posicionamento de plataformas, mudança de aproamento de plataformas FPSO, apoio à salvatagem, entre outras.

Também pode atuar em atividades convencionais de suprimento offshore, como transporte de containers, tubos, fluidos, combustível, além de combate a incêndio e socorro.

Com comprimentos entre 70 e 95 metros e largura entre 16 e 25 metros, possuem convés amplo, com carga admissível de até 12 t/m² para suportar os diversos equipamentos e acessórios que serão movidos, lançados ao mar ou recuperados dele.

Eles são providos de guinchos, com capacidade de até 700 toneladas, sendo os mais comuns na faixa de 450 a 500 toneladas, com capacidade de armazenamento de milhares de metros de cabos de aço ou cabos de fibra.

Uma característica importante do AHTS é a capacidade de tração que ele consegue impor ao cabo de reboque ou manuseio, que é chamada de bollard pull, cujo valor varia em função do porte da embarcação, podendo ser entre 100 e 400 toneladas.

Nas operações de manuseio, movimentação e reboque utilizam-se cabos de aço, cabos de fibra sintética, amarras, acessórios de içamento de grande porte, como manilhas, destorcedores (swivels), ganchos, placas triangulares (triplates), entre outros, que ligados ao guincho, oferecem diversos meios de movimentação e içamento de grande capacidade.

Geralmente possuem guindastes que auxiliam no manuseio das cargas no convés, que operam movimentando-se longitudinalmente em trilhos nos dois bordos do navio, cuja capacidade vai até 5 toneladas.  Podem possuir também um guindaste auxiliar na região dos guinchos e um guindaste tipo A-Frame, na popa, com capacidade para até 350 toneladas.

Glossário 

A-Frame: guindaste fixo, em forma de pórtico retangular, articulado na base, que bascula longitudinalmente à embarcação, permitindo içamento do convés para o mar e vice-versa.
Amarras: correntes de aço utilizadas na ancoragem de embarcações, içamentos e demais operações marítimas.

(*) leonardo roncettiLeonardo Roncetti, engenheiro, é doutorando em içamento offshore pela COPPE-UFRJ, mestre em estruturas offshore pela COPPE-UFRJ, e diretor da TechCon Engenharia e Consultoria.Contatos:leonardo@techcon.eng.br

 

Leia também:

Operações em função do tipo de embarcação (Parte 1)

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