O EQUIPAMENTO CERTO PARA CADA APLICAÇÃO

Durante a Conexpo 2020, a Genie confirmou a estratégia de ampliar seu portfólio de produtos com linhas complementares. De modo que as locadoras possam disponibilizar aos usuários finais “o equipamento certo para cada aplicação”. As soluções para trabalho em altura da Genie foram segmentadas em três diferentes categorias. A “J”, linha de produtos com recursos essenciais; a linha “XC”, com maior capacidade, tecnologia e acessórios; e a “FE”, linha híbrida diesel-elétrica.

Ou seja, um equipamento, com uma altura de trabalho similar, de 60 ou 80 pés, por exemplo, pode estar disponível em diferentes versões. Uma mais simples (J) que atende grande parte das aplicações tradicionais. Outra mais completa, com mais recursos (XP). E outra em que a opção diesel-elétrica pode ser fundamental (FE). A variedade de opções aumenta ainda mais. Se considerados os novos acessórios apresentados pela Genie na feira em Las Vegas.

Com isso, as locadoras, muitas vezes com um investimento menor em sua frota e, portanto, com possibilidade maior retorno futuro, têm condições de oferecer aos seus clientes um equipamento sob medida, que atenda às suas necessidades. Na Conexpo 2020, a Genie apresentou novidades nas linhas dos três grupos ou categorias (J, XC e FE).

Novas opções no portfólio da Genie

Genie-S_60J

A linha de modelos “J” é indicada para serviços de manutenção, pintura, inspeção e poda, por exemplo. O S-60 J foi lançado na feira. Com capacidade de até 300 Kg, tem peso operacional de apenas 7.550 kg, sendo 33% mais leve que seu equivalente de 60 pés da linha XC.

A máquina, com chassi compacto, é um misto de uma plataforma articulada e telescópica. Com operação simples (subir e descer) é configurada com lança de 1,8 m e alcance horizontal de 12,3 m, para uma altura de plataforma de 18,5 m.

A Genie também apresentou o modelo S-80 J, em uma configuração opcional sobre esteiras, com alcance de 80 pés. “É ainda um protótipo, mas já em fase final de testes e deve começar a ser produzida no final deste ano”, explica Fabiano Fagá, gerente senior de vendas da Genie na América Latina.

Capacidade extra no cesto

Já a linha XC, segundo ele, resulta de um desenvolvimento feito pela Genie nos últimos quatro anos. São máquinas mais robustas para aplicações que requeiram maior capacidade no cesto. Levam até três pessoas no cesto e têm capacidade de até 454 Kg. É o caso do modelo Genie Z-45XC, versão Xtra Capacity. “É um equipamento direcionado para construção em geral e obras de infraestrutura e energia, onde o maior peso no cesto é importante diferencial para a produtividade da obra”.

Pioneirismo nos modelos híbridos

No caso da linha de modelos híbridos (FE), o grande apelo é a possibilidade de que uma mesma máquina possa ser usada em todas as fases de uma mesma obra. O mais recente lançamento nessa linha é a plataforma de trabalho aéreo Z45 FE, que também resolve um grande problema entre os locadores, que é a necessidade de manter duas frotas de equipamentos: uma para áreas internas e outra para espaços abertos.

A Z-45 FE opera normalmente em terrenos acidentados e dá condições ao operador de elevar 30% a mais de carga que outros equipamentos híbridos na classe de 16 m. Outra vantagem é que os motores de acionamento CA de alta eficiência garantem torque semelhante aos motores de acionamento hidráulico usando de 30 a 40 % menos energia. “A Genie foi pioneira. Já é a 3ª geração de uma tecnologia que começou com a máquina  Z60 FE, já difundida ao redor do mundo. Nós entendemos que essa máquina vai moldar o futuro das operações”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×