NOVA GERAÇÃO DE MANIPULADORES TELESCÓPICOS LIEBHERR

Durante o ano de 2018, a Liebherr irá lançar oito novos modelos de manipuladores telescópicos em um total de 26 diferentes versões. Os equipamentos estarão disponíveis em duas linhas: os modelos “top” para manuseio de materiais ou aplicação de produção; e os modelos “S”, mais simples, de menor custo de aquisição, para empilhamento ou trabalhos gerais de elevação.

A partir de janeiro, na fábrica de Telfs, na Áustria, passaram a ser produzidos três modelos de 7 m – com uma capacidade de carga de 3,2 t, 3,6 t e 4,1 t – um modelo de 6 m, com capacidade para 3,5 t, e um modelo de 10 m, com capacidade de 3,3 t. Dois modelos adicionais de 7 m, para 4,6 t e 5,5 t, serão disponibilizados no decorrer do ano. E, um outro, de 9 m, para 6 t, completará por enquanto a nova geração de manipuladores telescópicos da Liebherr.

Essa nova geração também conta com a estabilidade dos motores Deutz a diesel. Eles foram otimizados em termos de performance e consumo, tendo um deslocamento (cilindrada) de 3,6 l com 74 ou 100 kW e um deslocamento de 4,1 l com 115 kW. Cumprem com os padrões de emissões Stage IV/Tier 4, graças aos sistemas catalisadores DOC e SCR. Os motores de 4,1 l são dotados adicionalmente de filtros de particulados – recurso oferecido como opção aos motores de 3,6 l. Em países que adotam outra regulamentação de emissões, onde o diesel disponível tem impacto negativo na operação dos motores 2/4, os manipuladores telescópicos são fornecidos com padrões de emissões em estágio III.

Característico dos equipamentos Liebherr, o acionamento hidrostático garante sempre estabilidade aos manipuladores, produzindo uma tração de até 70 kN, dependendo da potência disponível no motor. A velocidade máxima padrão é de 40 Km/h mas, alternativamente são oferecidas versões com velocidades de até 20 e 30 Km/h. O sistema de frenagem, que utiliza o hidrostático de auto-interrupção, não sofre desgaste. Um assistente, que vem como padrão de fábrica, também garante segurança e maior conforto direcional, quando a operação se dá em solo desnivelado, acionando automaticamente se necessário o freio de estacionamento.

Diferentes engates são oferecidos para todos os modelos da nova geração de manipuladores telescópicos. Também é disponibilizado um engate rápido, compatível com os engates dos fabricantes Claas, Manitou, Kramer, JCB e Volvo. Os usuários poderão utilizar os acessórios de outros fabricantes nos manipuladores telescópicos Liebherr.

Os requisitos de aplicações específicas foram tomados como critério no projeto dos novos  manipuladores telescópicos Liebherr. Os desenvolvedores focalizaram especificamente a visibilidade ideal e a operação intuitiva e mais conveniente.

A maior visibilidade foi alcançada pelo ponto de ligação muito baixo da lança telescópica e pelas bordas, que se inclinam para fora. Com um pára-brisas completo e o protetor ROPS / FOPS interno estreito, que é adaptado à linha de visão, a cabine contribui para proporcionar a melhor visão da carga.

Outros aspectos de design se concentram em operação intuitiva, conforto e ergonomia. O joystick 5-em-1 instalado nos modelos top, ou o joystick multifuncional, integrado no S, permite que todas as funções operacionais essenciais sejam realizadas usando um único braço, de modo que a mão esquerda do motorista permaneça segura no volante.

Outros fatores de conforto são: cabine espaçosa, coluna de direção inclinável, várias versões de assento ajustáveis, baixa vibração, bem como câmeras e diferentes opções para iluminação ideal do ambiente de trabalho. O dispositivo de controle manual, que pode ser usado para combinar adequadamente a velocidade da unidade e a hidráulica de trabalho com os requisitos do caso de uso específico, também é especialmente inovador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×