A Megatranz Transportes recebeu o Top Crane 2021 pelo projeto que viabilizou a movimentação com linhas de eixo de quatro módulos de britadores já montados para seu posicionamento final nas extremidades da mina de Carajás, no Pará. Cabe ressaltar que tais módulos equivalem a verdadeiros prédios, em peso e dimensões: 19.00 m (comprimento) x 14.00 m (largura) x 25.00 m (altura), e peso de 430,0 t. Outro ponto crítico é que se se trata de uma cava de mina, um ambiente off road por definição, com aclives e declives acentuados nas rotas de passagem.
A possibilidade de mobilização de linhas de eixo nesse campo de operação, por si só, já representa um ganho significativo, pois a outra alternativa seria desmontar, total ou parcialmente os módulos e depois montá-los novamente no lugar definitivo, mobilizando guindastes e carretas. O que, além de elevar custos e comprometer o cronograma, seria um contrassenso, pois a contratante do serviço – a Montcalm Montagem Industriais – acabara de montá-los.
Para realizar o transporte interno, superando distâncias de até um quilômetro e diferentes condições de acesso e movimentação, a Megatranz Transportes propôs uma solução híbrida, ou seja, com as linhas de eixo tracionadas ou autopropelidas. Para tanto, mobilizou no local um cavalo mecânico MB Actros 4160, 36 linhas de eixo autopropelidas, configuradas em 12 L e 6ª Fila SPMT Intercombi / Scheuerle – além de equipamentos de apoio do cliente.
Essa alternativa permitiu associar os recursos de precisão das linhas de eixo autopropelidas durante o carregamento e descarga e poder rebocar o conjunto com cavalo mecânico entre os dois pontos. A linha de eixos do transporte precisava ser autopropelida para garantir a precisão de menos de 10 mm no posicionamento final, mas também precisava de agilidade para mobilizar entre os dois pontos de montagem de cada prédio, que ficavam a uma distância de 15 km dentro da mineradora.
O dimensionamento correto dos equipamentos foi consequência e parte do projeto de engenharia. Muitos pontos tiveram que ser alinhados para adequá-los às condições operacionais:
“O principal desafio foi projetar um sistema de apoio entre a linha de eixos e o ponto de apoio do prédio que fosse resistente para apoiar as 430 t durante o transporte em uma rampa de 10%, mas que, ao mesmo tempo, fosse de fácil montagem e leve, para não onerar o projeto, já que a mobilização de materiais tinha um custo muito elevado.
A montagem da linha de eixos em uma área muito restrita, necessidade de precisão no posicionamento final e o cronograma apertado entre os transportes também foram grandes desafios.”
O apoio entre a linha de eixos e o módulo foi projetado com materiais próprios e o suporte foi modelado em elementos finitos para comprovar seu funcionamento. Isso agilizou o início dos trabalhos para atender o prazo apertado de início das movimentações e tornou a solução mais barata, se adequando à verba disponível para execução do trabalho”.
Essa solução atendeu todas as necessidades cliente para cumprir o prazo com o cliente final e garantiu a precisão necessária na montagem de cada um dos quatro módulos. Toda operação foi realizada em 30 dias.