POSICIONAMENTO DE TURBINA DE 359 TONELADAS

POSICIONAMENTO DE TURBINA DE 359 TONELADAS

A Transdata Engenharia e Movimentação recebeu o Top Crane 2021 pela operação de içamento, posicionamento e acomodação de uma turbina de 359 t em uma base com 20 m de altura. O trabalho foi realizado para a Techint Engenharia e Construção, em Santo Antonio dos Lopes (MA). Um aspecto importante a salientar é que, no ponto de elevação de 16 m, a turbina deveria ser deslocada horizontalmente para colocação em sua base definitiva.

Como requisito do cliente, as possíveis áreas para patolamento de um guindaste treliçado sobre esteiras de grande porte não poderiam ser bloqueadas, pois impactariam no prazo de entrega da obra. Além disso, a estrutura do local onde a peça seria instalada precisava ser montada antes da chegada da peça, ou seja, no caso de utilização de guindaste, o cliente comprometeria o seu cronograma, e precisaria incluir diversas horas de mão de obra para abertura do teto e fechamento da estrutura.

movimentacao-turbina2

Também existiam restrições geométricas dentro da obra e no local de içamento para chegada diretamente do conjunto transportador que realizou o transporte rodoviário, sendo necessário o transbordo para conjunto mais compacto. Pontuados os desafios acima, a Transdata desenvolveu um sistema de içamento, sob medida que viabilizou a execução do projeto e o sincronismo exigido para a operação, possibilitando o monitoramento por sistemas computadorizados pela equipe de engenheiros.

O sistema de içamento foi projetado sob medida, com capacidade nominal para içamento de 500 t, compacto, de modo a atender as restrições do local de trabalho, e com controle de sincronismo, permitindo o monitoramento pela equipe de engenheiros da Transdata. A empresa também fabricou torre modular sob medida, e desenvolveu e dimensionou o sistema de ancoragem e acomodação do conjunto de içamento. Além do sistema de içamento, houve a necessidade de transbordar a peça, após a chegada de transporte, de uma viga transportadora para um conjunto de linhas de eixos autopropelidas (SPMT), que viabilizaram a movimentação interna, e correto posicionamento final para operação de içamento.

movimentacao-turbina

No total, os recursos mobilizados pela Transdata nesse projeto incluíram: duas torres modulares de 16m de altura; quatro vigas de transição de 20 m;  um pórtico com capacidade para 500 t, composto por caminho de rolamento  com 120 m, quatro vigas de içamento e material de fixação dos strand-jacks (oito, com capacidade para 100 t. E, finalmente, para a movimentação interna, uma linha de eixo autopropelida (SPMT), em 04ª fila (10+12eixos) + 01 PPU. A operação bem sucedida foi realizada em cinco dias.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×