UM NOVO MARCO NO SEGMENTO EÓLICO

UM NOVO MARCO NO SEGMENTO EÓLICO

A I.V. Guindastes recebeu o Prêmio Top Crane 2021 pelo trabalho de planejamento de Rigging no içamento do protótipo do aerogerador (primeiro modelo de 4.2 MW da WEG) AGW 147/4.2, bem como de toda a montagem da torre de concreto com altura de hub de 125 m. Esse novo modelo, instalado em Tubarão (SC), representa um novo patamar no segmento eólico, e já está sendo instalado em alguns parques no Brasil e no mundo.

A I.V. Guindastes, com sede em Guarulhos (SP) e atuação nacional, é hoje uma das empresas mais atuantes no segmento eólico e um dos seus maiores diferenciais é a equipe de engenharia com um grande portfólio de projetos nessa área.

No caso específico desse trabalho o maior desafio foi elaborar um plano consistente, de forma a montar todos os segmentos de concreto sem modificar o posicionamento do guindaste principal, utilizando o menor número de configurações de lança. E também definir um layout adequado para a pré-montagem dos segmentos de concreto e equipamentos do Aero (Nacelle, Gerador & Rotor – Hub + Pás).

IV-eolico2

A partir disso, a área técnica da I.V. respondeu à solicitação da contratante WEG, com nada menos do que seis planos de rigging, para montagem dos tramos, da nacelle (58,7 t), do gerador (102,0 t) e do rotor (hub e pás) 113 t. Todos esses estudos foram precedidos pelo plano de levantamento do guindaste principal, Liebherr 1800 (SDWB), modelo sobre esteiras, com capacidade para 1.000 t. Esse equipamento principal, considerado ideal para a operação, foi contratado junto à Locar Guindastes e Transportes, pois excede um pouco a capacitação atual da frota da I.V., que conta com guindastes sobre esteiras, para até 750 t, modelos “narrow track”, de alta capacidade para projetos eólicos, e unidades telescópicas sobre pneus para até 550 t.

A definição desse guindaste e demais equipamentos, bem como a liderança no planejamento de rigging nesse projeto é mérito da engenharia da I.V Guindastes, que acompanhou etapa por etapa da operação, com duração total de 30 dias, que representa um novo marco nos projetos eólicos do país.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×