MANUTENÇÃO REMOTA DE GUINDASTES EM ALTO-MAR

MANUTENÇÃO REMOTA DE GUINDASTES EM ALTO-MAR

A eclosão da pandemia de coronavírus tornou ainda mais críticos os desafios para se realizar manutenções rotineiras de instalações em mar aberto. Um tipo de atividade que depende sobretudo de disponibilidade de pessoal, experiente e qualificado, associado às condições climáticas e aos recursos a serem mobilizados. O fato é que, nos últimos dois anos, os custos aumentaram e os prazos tiveram que ser dilatados para a realização desses serviços.

A premissa de desenvolvimento do LiMain, abreviação de “Liebherr Intelligent Maintenance”, toma por base esse contexto, se propondo a aumentar a disponibilidade dos guindastes, com menores despesas operacionais, e estabelecendo um maior nível de independência na manutenção offshore. Totalmente digital, semiautomático e remoto abre caminho para uma disponibilidade ainda maior de guindastes com custos operacionais mais baixos (OPEX) em plataformas offshore

O sistema LiMain tem arquitetura modular. E prevê uma mobilização 75% menor em plataformas não tripuladas e a redução de até 50 dias de serviço por ano em plataformas tripuladas. São quatro módulos diferentes: “Engraxamento Automático”, “Monitoramento de Condições”, “Manutenção Preditiva” e “Ciclo de Manutenção Remota”. Enquanto o “Engraxamento Automático” fala por si, o que significa que os componentes principais do guindaste são verificados continuamente e lubrificados automaticamente, os outros módulos estabelecem um novo padrão em diferentes níveis de manutenção.

O módulo “Monitoramento de Condições” se vale de moderna tecnologia em sensores, com a qual dados detalhados sobre o guindaste e seus componentes são monitorados em tempo real. Enquanto “Manutenção Preditiva” avalia os dados daquela instalação específica, com base em décadas de experiência na construção de mais de 1.000 guindastes offshore – compartilhando esse conhecimento com os usuários. Por fim, o “Ciclo de Manutenção Remota” combina todos os módulos LiMain e permite a manutenção semiautomática, bem como o autodiagnóstico do guindaste.

Além dos processos usuais de manutenção, o LiMain gera também um efeito positivo na logística geral. Já que a capacidade de identificar o momento ideal para a troca de peças de reposição elimina intervalos de manutenção desnecessários e resulta em mais espaço de armazenamento para outros equipamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×