Um número significativo de todos os acidentes de trânsito envolvendo o transporte de mercadorias e cargas é causado por cargas insuficientemente amarradas. De acordo com a resolução 552/2015 do Contran, o CTB – Código de Trânsito Brasileiro e a norma técnica ABNT NBR 15.883-1, toda carga deve ser amarrada de forma que permaneça fixada com segurança no veículo também em situações extremas, como frenagens bruscas, manobras evasivas, acelerações e em vias em más condições de conservação.
Os equipamentos de amarração de cargas devem, portanto, fornecer a força de retenção necessária para manter a carga fixa no lugar nessas situações. De acordo com a norma técnica ABNT NBR 15.883-1, toda carga deve ser fixada considerando uma força correspondente a 80% do seu peso para frente, 50% para as laterais e para a traseira.
Equipamentos de amarração de cargas em quantidade e formato suficientes devem evitar que a carga se mova devido às forças centrífugas e de massa que podem ocorrer especialmente durante as frenagens ou em curvas.
Redução no risco de deslizamento
Um fator muito importante na amarração de cargas é a força de atrito, a qual mantém a carga na superfície de carregamento até certo ponto para conter o deslocamento da carga. Aumentar a força de atrito é o meio mais eficaz e barato para viabilizar a amarração de cargas.
Com elevado coeficiente de atrito cinético, as mantas antideslizantes especiais protegem, seguram e reduzem as propriedades de deslizamento em superfícies de carga lisas. O risco de deslizamento da carga é reduzido, gerando benefícios consideráveis como a redução substancial do número de equipamentos na amarração de topo ou a redução da capacidade de carga dos equipamentos na amarração direta. Deve-se considerar também a impactante redução do custo da mão de obra aplicada durante a amarração e a economia de tempo para a liberação da carga, permitindo mais carregamentos ao longo do tempo.
O que dizem as normas técnicas
A norma técnica nacional ABNT NBR 15.883-1 (EN 12.195) e a norma alemã VDI 2700 são reconhecidas como um guia fundamental para a amarração de cargas e como referência técnica para as regras nelas envolvidas. Elas descrevem as forças que afetam uma carga durante o transporte e os métodos básicos para fixação de cargas em veículos de transporte. A VDI 2700 – Parte 15 apresenta os requisitos técnicos para fabricação e uso das mantas antideslizantes. Este produto deve possuir qualidade e resistência suficientes para se alcançar uma força de 0,6 N/mm2 e seu alongamento na ruptura ser de, no mínimo 60%. Materiais resistentes ao deslizamento ou mantas antideslizantes devem ser testadas por um laboratório ou instituto independente e devem ser utilizadas e inspecionadas até alcançarem o limite de desgaste abrasivo constante na norma técnica.
As mantas antideslizantes produzidas em conformidade com norma VDI 2700-15 deverão ser homologadas e testadas para um coeficiente de atrito mínimo de 0,6. Este valor deverá ser utilizado nas fórmulas de cálculo para se realizar o dimensionamento do sistema de amarração e contenção de cargas.
Na tabela abaixo encontramos as variações dos coeficientes de atrito entre os tipos mais comuns de materiais:
A amarração de cargas é aplicada em sua maioria com conjuntos de amarração sintéticos (cintas com catraca móvel ou fixa) ou com conjuntos de amarração de correntes grau 8 ou grau 10 (tensionadores + correntes com ganchos e encurtadores) através de dois métodos principais: Amarração de topo (vertical) e Amarração direta (diagonal).
Para visualizarmos o efeito do coeficiente de atrito nos sistemas de amarração de cargas, apresentamos as tabelas abaixo:
AMARRAÇÃO DE TOPO (VERTICAL)
Quantidade de conjuntos para amarração de topo (catracas com Stf = 300 kgf)
Quantidade de conjuntos para amarração de topo (catracas com Stf = 750 kgf)
AMARRAÇÃO DIRETA (DIAGONAL)
Quanto à inspeção, as mantas antideslizantes deverão ser retiradas de serviço ao se detectar:
- Deformações permanentes ou marcas de compressão
- Abrasão superficial
- Buracos
- Áreas inchadas
- Danos devido ao contato com substâncias agressivas
- Fragmentação
- Sujeira que afeta a função antiderrapante
Tanto na amarração de topo como na amarração direta, percebe-se a enorme influência do coeficiente de atrito. O investimento em mantas antideslizantes certificadas viabiliza a implementação do sistema de amarração e contenção de cargas profissional com elevado nível de segurança, confiabilidade e com significativa economia.
Por: Fernando Fuertes, engenheiro, especialista em projeto, dimensionamento, cálculo,, especificação e inspeção de equipamentos de amarração e elevação de cargas com a utilização de cabos de aço, cintas sintéticas, correntes, olhais e seus acessórios com mais de 20 anos de experiência em operações de movimentação e transporte de cargas com vários cursos de especialização e inspeção feitos no Brasil e no exterior. Atualmente atua como gestor técnico na Amarração Serviços Consultoria e Treinamentos e na Fuertes Indústria e Comércio de Produtos para Movimentação de Cargas.
Sugestões e comentários enviar para fernando@amarracaodecargas.com.br