EXPANSÃO DE CAPACIDADE EM TERMINAL NO URUGUAI

EXPANSÃO DE CAPACIDADE EM TERMINAL NO URUGUAI

A empresa uruguaia Corporación Navios substituiu o guindaste para ciclos severos da Liebherr HS 871 HD, após mais de 100.000 horas de operação, por um guindaste portuário Liebherr modelo FCC 300 para aumentar o manuseio de carga seca, principalmente grãos, minério de ferro e manganês nos próximos anos.

A Corporación Navios faz parte da Navios South American Logistics Inc. (“Navios Logistics”) que é uma das maiores empresas de logística na região de Hidrovia da América do Sul, atendendo às necessidades de armazenamento e transporte marítimo de seus clientes através de terminal portuário, barcaça fluvial e operações de cabotagem costeira. Os negócios da Navios Logistics estão focados em dois mercados-chave de transporte na América do Sul: o sistema fluvial da região de Hidrovia e o comércio de cabotagem ao longo da costa leste da América do Sul.

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O guindaste fixo de carga recém-instalado manuseia cargas a granel no terminal de Nueva Palmira, no Uruguai

O novo guindaste portuário será utilizado, em conjunto com dois modelos idênticos, para movimentação de barcaças a granel em moegas no terminal de Nueva Palmira. Espera-se que o total de três guindastes portuários FCC 300 aumente as taxas de movimentação do terminal e gere sinergias operacionais, já que os operadores de guindaste trabalharão com o mesmo tipo de guindaste em todas as operações.

A Corporación Navios trabalha com guindastes Liebherr há 30 anos. Eles são usados para movimentar cargas a granel em um cais estreito. Um desafio que tem sido superado pelo design compacto da série Fixed Cargo Cranes da Liebherr.  Nos últimos seis anos, entre 600 e 700 toneladas de minério de ferro foram manuseadas por hora., com apoio do Liebherr HS 871 HD.

“Com o investimento em mais um FCC 300, estamos dando um passo decisivo para maiores taxas de rotatividade“, afirma Rosina Lurato, Gerente de Projetos e Certificações da Corporación Navios. “Lidamos com cerca de cinco milhões de toneladas de carga seca por ano e precisamos de equipamentos rápidos e confiáveis. Com base em nossa experiência positiva com os dois guindastes de carga instalados permanentemente, ficou rapidamente claro para nós que outro guindaste do mesmo tipo era a escolha certa”.

FCC 300: manuseio de 1.000 toneladas de soja por hora

Cerca de metade dos cinco milhões de toneladas são exportadas do Uruguai, a outra metade é importada carga seca de outros países. Os FCCs lidam com vários grãos, como soja, milho e trigo, bem como minerais como ferro e manganês. O novo FCC 300 é usado principalmente para manuseio de soja e pode processar até 1.000 toneladas de soja por hora. A soja do Paraguai, Bolívia e Brasil é embarcada em navios internacionais no terminal e transportada para a Europa, África e Extremo Oriente.

Além do design que economiza espaço, a maior capacidade de movimentação também foi uma característica decisiva para a escolha do terceiro guindaste portuário de instalação permanente. Outra vantagem é a possibilidade de intercambialidade de garras entre os três equipamentos. Bem como a  padronização dos procedimentos de manutenção e a aquisição de peças sobressalentes

O suporte é dado pelos engenheiros da Liebherr da Argentina, que podem treinar e especializar o pessoal de manutenção no FCC 300. Isso permite que eles verifiquem certos aspectos das operações diárias do guindaste de forma independente. Em caso de necessidade urgente de manutenção por parte do cliente, os especialistas da Liebherr podem estar no local em apenas duas horas.

 

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