BOLBI RECEBE SEGUNDO GUINDASTE TADANO DE 220 T

BOLBI RECEBE SEGUNDO GUINDASTE TADANO DE 220 T

Dia 25 de abril de 2020, um sábado, em plena eclosão da pandemia, as equipes da Jam Engenharia e da Bolbi Movimentação de Cargas haviam sido chamadas às pressas para atender a uma emergência. O sistema de ar condicionado do maior hospital da região centro-sul de Belo Horizonte ameaçava entrar em colapso. Era preciso substituir um chiller, de 4 t, o quanto antes. A equipe de remoção da Bolbi mobilizou, em uma rua estreita e inclinada, seu guindaste Tadano ATF 220G-5, com o exclusivo Lift Adjuster, utilizando um raio de 27,0 m, lança de 68,0 m e extensão “jib” de 13,2 m, deflexionado em 40°. Foi providencial: o chiller substituído, como foi constatado ao ser retirado, não “rodaria” mais um dia e, com a troca, provavelmente muitas vidas foram poupadas. https://cranebrasil.com.br/icamentos-sempre-ha-uma-alternativa/

“Não há como esquecer esse dia”, diz Alexander Biskupski, Diretor Operacional da Bolbi, ao falar dos motivos que levaram a empresa a adquirir agora o seu segundo guindaste da mesma marca e modelo. “Não caberia no local um guindaste de maior capacidade, a área de montagem do jib foi exatamente a conta. Utilizamos configuração completa. Outro modelo não faria”. Essa operação exemplifica, segundo ele, a performance de um equipamento que, mesmo após cinco anos de uso, “não fica nada a dever a um guindaste zero e deixou a gente num caminho natural de procurar a Tadano novamente e seguir no caminho com a Tadano”.

o guindaste Tadano ATF 220G-5
O guindaste Tadano ATF 220G-5 no momento em que deixou a fábrica

A Bolbi Movimentação de Cargas já tem uma reputação consolidada em Projetos Especiais, serviços de alteamento e remoções técnicas, e este segundo guindaste de 220 t amplia os recursos disponíveis para operações de içamento e, consequentemente, o leque de serviços oferecidos a seus clientes. “É um equipamento de primeira linha e uma importante credencial, inclusive em nossos projetos especiais, onde poderemos atender com frota própria, mesmo em situações em que há necessidade de dois guindastes trabalhando em conjunto”, explica Alexander.

Ele lembra que isso gera uma tranquilidade para a Bolbi, para o cliente final e para a empresa que gerencia o projeto. “Temos condição de garantir a mesma qualidade, performance, documentação e rastreabilidade, sem envolvimento de terceiros, que nem sempre se orientam pelos mesmos padrões”. Uma vantagem adicional para a Bolbi é que a empresa passa a atuar na obra por um período maior e de forma mais abrangente: do início, na pré-montagem e montagem de infraestrutura, na movimentação de grandes blocos com a área de projetos especiais, e na finalização do projeto com o içamento dos periféricos.

Conservação e funcionalidade

Sediada em Belo Horizonte (MG), a Bolbi Movimentação de Cargas tem uma presença sólida no setor de mineração e siderurgia, principalmente em Minas Gerais, mas sua atuação é bastante diversificada em todo o território nacional, nesses e outros segmentos de mercado, como portos, aeroportos, hidrelétricas, shoppings e hospitais. Para tanto, sua equipe técnica conta com recursos únicos para alteamento e remoção técnica, como cilindros de 2 a 500 t e guinchos de 500 Kg a 20 t. Para içamentos, além de 20 guindastes articulados sobre caminhão, são quatro guindastes de até 30 t, um para 90 t, dois para 100 t e, agora, dois guindastes para 220 t.

“Nós já tínhamos definido a capacidade, não iríamos comprar guindastes com uma capacidade menor e até revendemos modelos mais antigos. Nós queríamos investir em uma máquina de 220 e, de preferência, que fosse uma irmã da que já tínhamos, exatamente igual, ou seja, Tadano ATF 220G-5”. Tanto que não foi solicitada nenhuma configuração especial nesse novo guindaste, para que não houvesse diferença entre os dois equipamentos. Basicamente, a única alteração é um upgrade. A nova tem mais pontos de patolamento. Ou seja, não é só patola encolhida, meia patola e patola toda estendida: ela tem outros pontos intermediários já incorporados ao software.

A performance da máquina que, segundo Alexander, surpreende positivamente a equipe a cada dia, no entanto, não foi o único fator a pesar na escolha, embora todos os outros tenham relação direta com a conservação e funcionalidade do equipamento.

Pós-venda: nenhum problema com a Tadano

“A máquina realmente é fantástica, mas a assistência que a Tadano nos dá também é fantástica”, garante Alexander Biskupski. “Em relação ao pós-venda, toda a estrutura, todas as informações de atendimento e de peças que nós precisamos, nunca tivemos nenhum problema com a Tadano. Pelo contrário, sempre foi uma surpresa atrás da outra: a máquina nunca parou por falta de peça, por falta de assistência técnica: nunca nos deixou na mão”.

Ele conta que o pessoal da Tadano já chegou a interagir diretamente com o operador dando orientações para ele fazer a intervenção preliminar até chegar uma peça para substituir ou um mecânico da Bolbi ou da própria Tadano para fazer a manutenção definitiva.

Por se tratar do mesmo equipamento não haverá problema também do ponto de vista operacional. “Como já estávamos prevendo comprar essa máquina, antecipadamente já havíamos contratado e treinado operadores com a máquina que eu já tinha e agora, na entrega técnica, todos os operadores, inclusive os da máquina antiga, terão condições de reciclar seus conhecimentos”.

Outra vantagem de investir numa máquina “irmã”, como diz Alexander, é a economia com acessórios. “Eu consigo compartilhar moitão, guincho auxiliar e também a minha parte de estoque de substituíveis, como filtros, e alguns elementos de correias, que são de desgaste periódico e aí temos um estoque só, não precisamos de dois estoques”.

Por fim, enfatiza o diretor da Bolbi Movimentação de Cargas, há um argumento definitivo para se adquirir um equipamento como o guindaste Tadano ATF 220G-5: o valor de revenda. “Ela sempre será um patrimônio – porque se você compra uma máquina de segunda linha, quando decidir vendê-la, o deságio é muito grande, então grande parte do seu investimento você perde. Então aquele desembolso inicial que estamos fazendo agora, que é o diferencial de uma máquina de primeira e segunda linha, que a gente não é remunerado via locação, eu consigo recuperar isso na forma de liquidez e na forma de valor também quando vender”.

o guindaste Tadano ATF 220G-5
O guindaste Tadano ATF 220G-5 já mobilizado em serviços da Bolbi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×