A Transportes Pesados Minas (Transpes), sediada em Betim (MG), certificada pela NBR ISO9001:2015 e NBR ISO45001:2018, com atuação em todos os estados brasileiros, recebeu o Prêmio Top Crane 2023, na Categoria Transportes, por sua participação, junto com o Terminal Enseada e o contratante, dos estudos técnicos que levaram ao desenvolvimento de um dispositivo inovador – viabilizando o recebimento de pás eólicas, com 76 m de comprimento e peso de 22 t, por aquele terminal, em Maragogipe (BA).
O ponto crítico, revelado nas simulações virtuais, era a manobra (curva) de saída da pá eólica do berço de atracação, em direção à área de armazenamento do Terminal Enseada. Havia uma grande demanda que estava pendente de uma solução. A CGN Brazil Energy, havia contactado o Terminal Enseada para a importação de 40 aerogeradores (120 pás eólicas) e a logística interna (no terminal) e externa (rodoviária) dos componentes tinha sido designada à Transpes. Ambas as empresas tiveram que desenvolver vários estudos e propor a melhor opção para validação do contratante.
Várias alternativas foram avaliadas, sob os mais variados critérios, técnicos e econômicos, e levou à solução chamada de “pá invertida”. O conceito básico é que o carregamento da pá eólica é feito com excesso frontal de 29 m, diferente do usual, onde o excesso é traseiro. Para tanto, o dispositivo suporta o excesso frontal, sem comprometimento da estabilidade do conjunto, em razão do deslocamento do centro de gravidade para 5,25 m de altura.
Nessa operação, com prazo de execução de seis meses, a Transpes utilizou conjuntos transportadores com cavalos mecânicos 6×2 e carretas Faymonville. Mas o projeto, desenvolvido em parceria por profissionais da transportadora, do terminal e da contratante, abriu um novo caminho para importação de componentes eólicos no país e para o próprio setor de transportes.
Seus autores, que divulgaram o estudo completo na Brazil Wind Power 2023, garantem que “o dispositivo atende a diferentes tipos de berços, pás eólicas e veículos, inclusive podendo atender diferentes aplicações de transportes especiais”.