AGILIDADE E SEGURANÇA COM USO DE PEMTs EM ESTALEIRO

AGILIDADE E SEGURANÇA COM USO DE PEMTs EM ESTALEIRO

A Locar Guindastes e Transportes Intermodais, sediada em Guarulhos (SP), amplamente certificada (ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001) com atuação nacional e presente em vários estados do país (SP, MG, RJ, ES, BA e PE), recebeu o Prêmio Top Crane 2023, na Categoria Trabalho em Altura – Case’2023, pelo trabalho realizado, no período de 20 dias, junto ao Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca (PE). O principal desafio da equipe da Locar era otimizar e reduzir o tempo na reforma e pintura dos cascos navais e proas – comprovando as vantagens do uso de plataformas em relação aos andaimes.

A locadora, que conta com mais de 1300 plataformas elétricas e a diesel, mobilizou modelos específicos para atender às necessidades dessa operação – com volume de carga de 236 Kg e altura de trabalho de 15 a 41 m de altura. Foram 19 unidades no total, das marcas JLG (modelos 1200SJP, 450AJ e 800AJ) e Genie (modelos Z80, S125 e S105). O compromisso assumido com o contratante foi o de agilizar o serviço de reforma, com mais segurança, e, consequentemente, contribuir para o aumento de receita.

O estaleiro até então utilizava em média 12 mil peças de andaime, conforme o tamanho do navio, e ainda havia o custo da mão de obra que são os montadores. A equipe de, no mínimo, 20 pessoas, que a depender do tamanho (existem navios com PROA de 26 metros de altura) e do prazo estabelecido para a montagem, poderia ser ampliada, aumentando custos e riscos para a operação. Com esse sistema de trabalho, a mobilidade é bastante restrita, já que, depois de montado, o andaime só era retirado no final do projeto, uma vez que uma peça fica atrelada a outra através de abraçadeiras.

PEMT em estaleiro

Com o uso de plataformas, o tempo de produção foi otimizado, os colaboradores ganharam mais mobilidade, o espaço para trabalho aumentou, e foi possível colocar dois navios ao mesmo tempo no deck. A Locar ainda agregou um técnico de manutenção full time com carro oficina para agilizar a produção, antecipando as preventivas e corretivas, fazendo treinamentos, vistoriando e corrigindo quando necessário a operação das plataformas aéreas

pemt em estaleiro2

O serviço também ganhou em qualidade, já que as plataformas chegam rentes ao casco do navio, fazendo com que a visualização seja melhor para pequenos e grandes reparos. O jateamento ficou mais ágil e seguro, a pintura ficou mais uniforme e com excelência. Havia também a montagem da linha de vida, com o risco de queda com andaime, que tornava a operação delicada e insegura por causa dos ventos que são fortes e os andaimes sempre perdiam um pouco de estabilidade balançando.

Confirmando uma redução de custos da ordem de 23% e de prazos de 12% o novo sistema, com o uso de plataformas, passou a ser adotado nas operações do estaleiro. E hoje a Locar aluga 19 plataformas aéreas, com altura de trabalho de 15 a 34 m e com operação totalmente segura.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×