CARGA NÃO UNIFORME COM 760 TONELADAS

CARGA NÃO UNIFORME COM 760 TONELADAS

A Saraiva Equipamentos, sediada em Recife (PE), certificada pela norma ISO 9001 e atuação nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do país, recebeu o Prêmio Top Crane 2023, na Categoria Plano de Rigging – Case’2023, pelo plano de içamento desenvolvido para içamento a 57 m da estrutura metálica não uniforme de módulo para plataforma FPSO – carga com dimensões de 38,7m x 24,126m x 11,533m (10768m³) e peso de 760 toneladas. A operação ocorreu em São José do Norte (RS), no Estaleiro do Brasil (EBR).

O planejamento indicou o uso de dois guindastes Manitowoc 18.000 MAXER (750 t) e, para atividades de apoio, seis guindastes da linha Grove: (4) RT 540e, (1) RT 650e; (1) RT 760e, com capacidades, respectivamente, para 40 t, 50 t e 60 t, além de duas plataformas elevatórias. A bem sucedida operação foi feita em um único dia, com redução de equipamentos, e 25% nos custos, além de antecipação de 30 dias inicialmente previstos;

Ao contrário do que se pode imaginar à primeira vista, o peso da carga (760), foi apenas um dos aspectos críticos da operação. A área com obstáculos entre os módulos, reduziram as possibilidades de posicionamento dos guindastes Manitowoc 18.000 MAXER. Os dispositivos para as eslingas precisaram de dimensões e capacidades específicas para o içamento, portanto desenvolvidos para a atividade.

Devido à estrutura não uniforme da peça içada, foi necessário realização de cálculos minuciosos para posicionamento exato dos pontos de içamento e, desta forma, conseguir compensar o centro de gravidade, resultando no içamento da peça em perfeito equilíbrio.

Saraiva-icamento-modulo-post

Os guindastes precisavam posicionar a peça, realizar deslocamento com a carga içada e encaixá-la numa base não uniforme com 12 pontos de contato a 11m de altura. Para adequar a pressão exercida pelas esteiras sobre o solo, foi necessário dimensionar chapas de aço com 1.½ polegada para que os guindastes aumentassem a distribuição da pressão sobre o solo pavimentado, nivelado e projetado para suportar os 7,7 kg/cm² exercidos pelas esteiras. O cálculo para limite da velocidade do vento requisitou atuação multiprofissional para chegar num resultado seguro, confiável e exequível, considerando a extensa área vélica da carga e sua composição não uniforme.

imagem-rigging

A equipe de Planejamento de Rigging da Savaiva Equipamentos conta com três profissionais, com experiência média de 14 anos e formação em Engenharia Mecânica, Rigger, Supervisão de Rigging e Autocad Experiência Profissional

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×