Por: Márcio Casagranda (*)
Na última década, a empresa australiana Verton desenvolveu o primeiro sistema em nível mundial de gerenciamento de carga controlado remotamente. A grande inovação é a tecnologia giroscópica, que cria um torque de saída que pode controlar e girar cargas em qualquer direção, tornando as operações de guindaste mais seguras, estáveis e precisas. Cargas suspensas podem ser controladas com precisão a uma distância de até 100 metros da zona de perigo. O equipamento é alimentado por uma bateria interna que pode ser facilmente trocada (para operação contínua) ou por uma unidade de alimentação que recebe energia de um gerador.
O equipamento já provou melhorar drasticamente a produtividade e a segurança em indústrias em todo o mundo que dependem de guindastes ou guinchos para movimentar cargas pesadas. O ponto fundamental é que ele elimina o uso de cabos guia – método comumente usado e que acaba mantendo pessoas nas proximidades da carga suspensa.
E vários acidentes já ocorreram por conta disso. De acordo com uma publicação recente do Konecranes Training Institute, em 37% dos casos houve vítimas, que foram esmagadas pela carga (devido à oscilação da carga ou à instabilidade durante o posicionamento), e em 27%, a carga caiu (devido principalmente a uma montagem deficiente). Em ambas as situações, ter a capacidade de controlar a carga a uma distância segura elimina potencialmente estes riscos, ao mesmo tempo que aumenta a produtividade em pelo menos 30%.
Evolução Tecnológica
A primeira geração da linha Verton, que deu início à serie EVEREST, era uma viga de elevação de 20 toneladas, com toda a tecnologia montada internamente. Já a segunda geração (SpinPod 7.5, ou SP7.5) foi desenvolvida com 25% a mais de capacidade e um sistema de controle significativamente aprimorado e configuração modular, capaz de ser montado em uma barra de espalhamento, na carga e sob a lona. A adição da função de retenção, juntamente com outras capacidades que a máquina original não tinha, tornou a segunda geração significativamente melhor e mais confiável.
Essa tecnologia já é utilizada na Austrália, Ásia, África, EUA e Europa, alterando completamente o perfil de risco das operações de elevação. O SpinPod 7.5 da Verton também já chegou ao Brasil por meio de um distribuidor da Kito Crosby e é o primeiro do tipo na América do Sul. O equipamento, adquirido pela Cabopec, foi demonstrado a clientes e parceiros durante a inauguração das novas instalações da Kito Crosby, dia 17 de agosto, em Embu das Artes (SP) e em um grande site de mineração de minério de ferro, em outubro.
Baseando-se nas capacidades vistas no SpinPod 7.5, a Verton agora apresenta o SpinPod 30 (SP30), que tem quatro vezes a potência do SP7.5. O SP30 pode orientar com precisão até 100 toneladas a uma distância segura usando um controle remoto. Ou, quando usado em pares, é capaz de controlar cargas de até 200 toneladas, ao mesmo tempo em que aumenta a eficiência entre 30-400%. O Verton SpinPod tem sido usado nos últimos dois anos na Albert Street, em Brisbane, como parte do projeto Cross River Rail, onde a equipe relatou melhorias significativas apenas com a introdução do equipamento Verton. Após modificar seu processo, utilizando os recursos adicionais do SpinPod, seus ganhos de eficiência aumentaram para 400%, economizando 5 meses no cronograma. (https://crossriverrail.qld.gov.au/).
A Verton também está atualmente entregando 12 SpinPod 30 montados em uma barra de espalhamento personalizada para um projeto offshore de carregamento de tubos de porto para navio e de navio para navio, sem cabos guia e interação com pessoas durante a operação.
Pioneirismo e inovação
Fundada em 2014 pelo experiente engenheiro Stan Thomson, com a determinação de reduzir fatalidades e acidentes em operações de içamento, a Verton, com sede em Brisbane, integra protocolos de engenharia tradicionais com tecnologias digitais e disruptivas para desbloquear melhorias na segurança e produtividade associadas ao desempenho de guindastes nas indústrias offshore, de mineração, petróleo e gás, renováveis e de infraestrutura.
Empenhada em melhorias contínuas em sua gama de produtos e ofertas, a Verton tem estabelecido parcerias com outras empresas para agregar valor aos nossos clientes. Com o Grupo Crosby, por exemplo, incorporou em suas soluções o Crosby Block Cam, ampliando a visão dos usuários durante a orientação de cargas por controle remoto. No Brasil, a Verton é parceira da Kito Crosby, que é o primeiro ponto de contato para consultas comerciais, suporte técnico e qualquer outra questão relacionada à tecnologia Verton. Para saber mais sobre essa tecnologia, visite o site da Verton e entre em contato com a equipe da Kito Crosby no Brasil. Juntos, mantemos a nossa missão, que se resume a três princípios centrais: Segurança, Estabilidade e Precisão.
(*) Márcio Casagranda, brasileiro, radicado na Austrália há mais de 20 anos, é engenheiro mecânico (UFRGS), com pós-graduação em Gerenciamento na Birmingham City University (Inglaterra) e MBA na Universidade de Tecnologia de Queensland (Austrália). Integra o Conselho da Verton e responde pelo desenvolvimento de soluções aos clientes, com foco em P&L (lucros e perdas) e Lean (práticas de gestão para melhorar a eficiência e eliminar desperdícios). Contatos: marcio.casagranda@verton.com.au