SOLUÇÕES INOVADORAS NO NOVO TADANO AC 5.250-2

SOLUÇÕES INOVADORAS NO NOVO TADANO AC 5.250-2

Facilidade de transporte combinada com fortes capacidades de elevação – este foi o principal objetivo de desenvolvimento que os engenheiros da Tadano perseguiram ao projetar o novo AC 5.250-2, cuja apresentação antecipada ao público foi feita pela empresa durante a bauma 2022.

Agora, como parte da reta final de desenvolvimento para o lançamento do guindaste, a Tadano adicionou uma série de recursos adicionais que representam uma atualização significativa do AC 5.250-2, principalmente em termos de segurança, as quais valorizam ainda mais o guindaste.

Segundo a Tadano, a engenharia já tinha atingido todos os seus ambiciosos objetivos de desenvolvimento quando o AC 5.250-2 foi apresentado em Munique, e o excelente trabalho de equipe entre as instalações de Lauf e Zweibrücken desempenhou um papel fundamental nisso . “Esse tipo de trabalho em equipe nos permitiu aproveitar ao máximo e combinar todo o conhecimento e experiência de ambas as nossas localidades”, explica o gerente de projeto Peter Kleinhans.

E os resultados podem ser vistos, por exemplo, nas capacidades de elevação melhoradas, que são 10% a 15% mais elevadas em muitas áreas e, em certas configurações, podem até atingir 30% mais. Isso permite que o AC 5.250-2 conduza facilmente uma capacidade de elevação de 14,5 toneladas com um comprimento de lança de 70 m em um raio de 12 a 24 m.

Tadano AC 5.250-2 (4)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Também tem sua capacidade de içamento de 11 toneladas em um raio de 42 m com comprimento de lança de 47 m, que também é a melhor. Esses são apenas dois de vários exemplos. Essa lista de características impressionantes continua, com o comprimento de sistema do novo guindaste: A lança principal, de 70 m, pode ser estendida em 42 m com a extensão HAV, possibilitando um comprimento de sistema de 112 m. E tem mais: Todas as extensões para a lança principal disponíveis, de 5,8 m a 36 m, são auto instaláveis – sem necessidade de guindaste auxiliar.

Conceito sofisticado de contrapeso

O guindaste pode auto montar seu contrapeso total de 80 toneladas em três içamentos: 49,6 toneladas com um raio total de 360° de até 6,2 m, seguido por dois içamentos de 15,2 toneladas, cada um dividido em 10 e 5,2 toneladas para montagem no lado direito e esquerdo do pacote base. E, se necessário, o contrapeso também pode ser dividido em pedaços menores, possibilitando pegar a placa de base de 5,5 toneladas a uma distância de até 20,1 m em todo o raio.

“Graças ao sistema de controle do guindaste IC-1 Plus, que vem como padrão, o raio disponível pode até ser aumentado significativamente em determinados ângulos de giro”, ressalta Peter Kleinhans. Além disso, o fato de o contrapeso poder ser dividido em um grande número de elementos, sendo que nenhum deles pesa mais de 10 toneladas, garante máxima flexibilidade para a logística de transporte. Isto aumenta as opções de transporte e também significa que caminhões menores podem ser usados quando exigido pelas condições de espaço em um local de trabalho compacto.

AC5250__beauty__04-denoise-enhance-2x

 

Os mais recentes recursos tecnológicos 

A Tadano projetou o AC 5.250-2 para vir com equipamentos abrangentes como padrão desde o início, sem mencionar que todos os novos guindastes da família Tadano AC se beneficiarão do mesmo equipamento, sendo um exemplo o inovador controle de guindaste IC-1 Plus. Este sistema de última geração controlado por tela sensível ao toque determina a capacidade máxima de elevação do guindaste em tempo real para cada posição da lança, em função do ângulo de giro da superestrutura.

Como resultado, o guindaste é sempre capaz de aproveitar a capacidade máxima de elevação disponível – especialmente durante içamentos sobre os estabilizadores. Em outras palavras, esse recurso proporciona maior suporte quando se trata de içamentos nos quais os estabilizadores não estão totalmente estendidos e o contrapeso é reduzido. O AC 5.250-2 se beneficia tremendamente disso, pois seus estabilizadores podem ser estendidos assimetricamente para as posições 0, 25, 50, 75 e 100%.

Além disso, o exclusivo sistema de câmera Surround View, que aumenta a segurança durante a condução e também facilita aos operadores de guindaste o posicionamento ideal do guindaste nos locais de trabalho, também está disponível opcionalmente para o Tadano AC 5.250- 2: Este sistema patenteado utiliza seis câmeras para mostrar um diagrama assistido por computador dos comprimentos máximos de extensão possíveis para os estabilizadores na localização atual do guindaste.

“Com o Tadano Surround View, os operadores de guindaste podem dar uma olhada em um display na cabine para saber exatamente como eles precisam posicionar o guindaste em seu local de trabalho, a fim de estender todos os estabilizadores o suficiente e garantir que estão usando o contrapeso necessário para o raio de carga. Isto elimina medições e testes demorados ao procurar um local para operar o guindaste, tornando-o pronto para uso mais rapidamente”, explica Peter Kleinhans.

O sistema também fornece assistência no caminho para o local de trabalho, tornando mais fácil para os operadores de guindaste perceberem pedestres e ciclistas quando fazem curvas.

TailGUARD e Lift Adjuster:  maior segurança na viagem e operação

Perto do final do desenvolvimento, a Tadano também adicionou seu sistema de assistência de backup ativo TailGUARD como uma inovação tecnológica adicional, a fim de maximizar a segurança durante as viagens. Este sistema utiliza dois sensores ultrassônicos para monitorar a área atrás do guindaste durante a marcha-atrás e funciona independentemente das condições de luz ambiente.

Mostra a distância de objetos estacionários e em movimento na área de monitoramento no monitor da cabine, emite um aviso acústico antes de atingir obstáculos e para o próprio guindaste em caso de risco de colisão.

O sistema de assistência de marcha-ré é ativado automaticamente no momento em que a marcha-ré é engatada, tornando a ré significativamente mais segura – não só evita ferimentos e danos materiais, mas também tempos de inatividade causadas por acidentes.

No futuro, o AC 5.250-2 virá adicionalmente com mais um recurso de segurança importante: o Lift Adjuster, que é um sistema revolucionário de assistência de elevação e está programado para estar disponível para o guindaste no próximo ano. O sistema consiste em um módulo de controle técnico que pode ser acionado pressionando um botão e que mede a deflexão da lança e ajusta de forma independente o cilindro de elevação para compensar a mudança de raio causada pela referida deflexão e eliminar o risco de oscilante. Desta forma, o Lift Adjuster melhora significativamente a segurança em toda a área de trabalho.

Local de trabalho mais confortável e seguro

Ao desenvolver o AC 5.250-2, a equipe da Tadano também deu especial importância às necessidades dos operadores de guindastes. Assim, todos os componentes hidráulicos que emitem ruído estão localizados longe da cabine da superestrutura, onde tudo fica confortavelmente silencioso.

Além disso, o design espaçoso em ambas as cabines garante o máximo conforto operacional e um ambiente de trabalho agradável. Quanto à segurança, contribuem os pontos de acesso posicionados de forma inteligente, os pontos de fixação para o equipamento de segurança pessoal dos operadores e um degrau que pode ser estendido a partir do transportador para tornar a entrada e saída segura e confortável da cabine da superestrutura. Além disso, o sistema de assistência ao arranque em subidas, que é de série, garante uma condução sem stress ao subir e manobrar em subidas.

Operação ecologicamente correta

A motorização do novo AC 5.250-2 também agrada: O moderno motor Mercedes-Benz de 530 PS de potência e torque máximo de 2.600 Nm zela por um avanço consistente e por uma forte capacidade de içamento. Obviamente, o motor diesel compatível com HVO atende a todas as exigências das normas da UE da Fase V.

Além disso, graças ao Eco Mode, ele é muito econômico: o motor sempre entrega somente a potência de que o guindaste está precisando no momento. Todos os respectivos cálculos são feitos por meio do comando de guindaste IC-1. Da mesma forma, há a função Start-Stop embarcada, que poupa combustível. Ela desliga o motor do guindaste ao toque de um botão, sem, no entanto, desativar o software do comando.

O resultado final

A demonstração técnica do Tadano AC 5.250-2 conquistou imediatamente um grande número de especialistas quando foi revelada na Alemanha na bauma 2022, afinal, o moderno guindaste sobre 5 eixos estabelece novos padrões de referência em diversos aspectos, como já havia sido prometido. Isto proporciona ao guindaste uma enorme versatilidade, que combinada ao imenso alcance e às grandes capacidades de içamento o tornam a unidade perfeita para a montagem de gruas de torre e para projetos de construção de todos os tipos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×