LICENÇA PARA TRANSPORTE SEM BUROCRACIA

31 de agosto de 2015

oversizeloadO sistema de emissão de licença para transporte de cargas excedentes do estado do Kansas, no centro-oeste dos Estados Unidos, foi o vencedor em uma das categorias do prêmio promovido pela associação dos profissionais do setor naquele país, a AASHTO (American Association of State Highway and Transportation Officials). Conhecido como K-Trips (Kansas Truck Routing and Intelligent Permitting System), o sistema permite que a autorização de transporte seja requerida a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer dia do ano, completando sua emissão no prazo de 10 minutos.

Como o sistema é automatizado, inclusive sobre uma base GIS com o mapa rodoviário do estado, basta o motorista entrar com as informações básicas (origem, destino, dimensões da carga etc.) e ele indica a rota a ser cumprida e calcula as tarifas a serem recolhidas. Posteriormente, as informações passam por uma checagem para verificar sua veracidade.

Com isso, o Departamento de Transportes do Kansas, órgão equivalente ao DER no Brasil, contribui para a maior eficiência e produtividade no transporte de cargas pesadas, evitando que elas fiquem paradas aguardando uma licença para prosseguir pelas rodovias do estado. “Nos negócios, tempo é dinheiro e, com o K-Trips, estamos contribuindo para a maior competitividade dos transportadores”, disse Mike King, secretário de transportes do Kansas, completando: “com esse sistema, as empresas de transportes especiais podem movimentar as cargas excedentes na mesma velocidade de seus negócios.”

Além de facilitar a emissão de licença para transporte de cargas pesadas, eliminando a burocracia, o sistema fornece dados importantes para o Departamento de Transportes que antes não estavam disponíveis. Sua implantação, orçada inicialmente em US$ 3 milhões, acabou sendo efetivada ao custo de US$ 1,29 milhão. O projeto ganhou o prêmio AASHTO, que reúne os profissionais dos departamentos de transportes de todo os Estados Unidos, na categoria “baixo custo” na região Meio-Oeste do país.

FONTE: www.hdmagazine.com.br

Tags:


Deixe um comentário


Veja também