VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DEBATE INTEGRAÇÃO NAS FRONTEIRAS

O comércio internacional vem aumentando mesmo com a pandemia impulsionado, também, pelos negócios via e-commerce. O fato exige maior fiscalização na importação e exportação e requer urgência na implementação de normas ainda inexistentes envolvendo as transações eletrônicas.

Neste contexto é que acontece, presencialmente, o VIII Seminário Internacional OEA – Gestão Coordenada de Fronteiras: O Programa OEA e o e-commerce, promovido pelo Instituto Aliança Procomex, em parceria com a Secretaria da Receita Federal, nos dia 18 e 19 de maio, no Hotel Renaissance, em São Paulo.

Em ambos os desafios, as empresas OEA – Operador Econômico Autorizado – reconhecidas como parceiras da Receita Federal, podem contribuir para a formatação de normativos ao novo modelo de comércio e também para a gestão coordenada das fronteiras, de modo a evitar riscos.

O Seminário acontece na sequência do encontro de autoridades governamentais das aduanas, envolvendo as áreas da saúde e agricultura de 11 países para a assinatura do Acordo de Reconhecimento Mútuo Regional (ARM). O Acordo, que iniciou em 2018 com a Declaração de São Paulo, exigiu o empenho de todos para ganhar a forma final e garantir alinhamento nos procedimentos legais fronteiriços. Além do Brasil, assinam o documento na tarde do dia 18, a Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Costa Rica, Guatemala, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

Mais integradas, as aduanas estarão melhor aparelhadas para atuarem com efetividade em um cenário cada vez mais digital, que exige cuidado e atenção.

Para este objetivo, o evento trará por meio dos especialistas convidados, mais conhecimento em relação ao programa brasileiro Operador Exconômico Autorizado (OEA) e de quanto ele é um instrumento importante que contribui para a cadeia logística fluir com segurança, evitando ilícitos como drogas e armas.

“É urgente colocar a inteligência e a cooperação como aliadas nas operações internacionais para garantir segurança e conformidade”, afirma John Edwin Mein, coordenador executivo do Instituto Aliança Procomex, para quem tem que existir sintonia entre os países fronteiriços. E o Instituto pode dar sua contribuição neste sentido como parceiro da Receita Federal desde 2006.

Temas em discussão

Dia 18 de maio
Oportunidades e desafios no comércio exterior: e-commerce;
E-commerce, novo modelo de negócio em expansão;
Centros de distribuições regionais: Free Trade Zone como base para as operações do e-commerce
O CBP e o programa CTPAT – desafios no comércio internacional, oportunidades e visão de futuro; e
Apresentação e assinatura do Acordo de Reconhecimento Mútuo Regional.

Dia 19 de maio
Gestão Coordenada de Fronteiras: um desafio para a região;
A integração dos países das Américas na Coordenação de Fronteiras;
Integração dos órgãos de controle e novos países na Declaração de São Paulo;
A visão do setor privado na utilização dos ARMs firmados;
Como preparar-se para as validações virtuais? Visão prático-operacional;
OEA SECEX;
Resultados preliminares do estudo sobre o Programa OEA brasileiro; e
Aperfeiçoamento dos critérios de segurança.

Informações e Inscrições:  http://www.procomex.org.br/2022/02/07/gestao-coordenada-de-fronteiras-o-programa-oea-e-o-e-commerce/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×