A Tradelossa, empresa mexicana especializada em soluções logísticas para projetos de cargas ultrapesadas e superdimensionadas, manobras e montagens, utilizou seu novo pórtico hidráulico Enerpac Super Boom Lift SBL1100 para instalar uma turbina a gás de 324 toneladas na Usina de Ciclo Combinado de Salamanca (México ).
Para elevar e posicionar com precisão a turbina a gás durante a construção da usina de energia de 836 megawatts (MW), a Tradelossa fabricou uma viga principal de 22 m, uma das mais longas já usadas com um pórtico SBL1100.
O layout do canteiro de obras da usina significava que a turbina a gás de 11 m de comprimento, 4,9 m de altura e 4,3 m de largura exigia uma viga principal extralonga para posicioná-la corretamente. Os engenheiros da Tradelossa projetaram e construíram uma viga principal de 22m. No entanto, o cabo que controlava as unidades de deslocamento lateral Enerpac no pórtico teve que ser alongado.
Com suporte técnico da Enerpac, a Tradelossa fabricou um cabo de extensão que permitiu que as unidades de pórtico e deslocamento lateral fossem controladas como um único sistema de elevação integrado do sistema de controle sem fio Intelli-Lift SBL1100.
A capacidade do pórtico SBL1100 foi demonstrada durante a manobra de elevação da turbina, que começou com um movimento longitudinal de 11,80 m, depois um movimento transversal de 9,50 m e terminou com um movimento vertical de 3,40 m. “No total, a operação durou pouco mais de quatro horas e meia, tempo recorde no México para esse tipo de manobra.
Este foi nosso primeiro projeto com a SBL1100 e ficamos impressionados com seu desempenho”, disse Fernando Miranda Herrera, Gerente de Engenharia e Manutenção de Tradelossa.
Antes da realocação da turbina, os engenheiros da Tradelossa receberam 3 dias de treinamento intensivo nas instalações da Tradelossa em Monterrey para entender a operação do pórtico SBL1100 e deslocamento lateral.
Elevador Super Boom – SBL1100
Equipado com cilindros de elevação de três estágios, o Enerpac SBL1100 eleva até 12 m no topo do terceiro estágio e pode manusear até 1.178 toneladas no topo do primeiro estágio. Como padrão, o SBL1100 incorpora um sistema de controle sem fio Intelli-Lift que permite uma visão desobstruída da carga. O sistema sem fio garante a sincronização automática das unidades de elevação e deslocamento lateral com uma precisão de 24 mm e a sincronização automática do deslocamento com uma precisão de 15 mm.
As unidades modulares de deslocamento lateral da viga frontal acionadas eletricamente permitem que os usuários do pórtico personalizem a distância “abaixo do gancho” para atender às dimensões da viga frontal e aos requisitos do projeto.