ARCELORMITTAL ENTRA EM MEGA PROJETO EÓLICO NA BAHIA

ARCELORMITTAL ENTRA EM MEGA PROJETO EÓLICO NA BAHIA

A ArcelorMittal Brasil, líder em aços no país, anuncia que irá formar uma joint venture (JV) com a Casa dos Ventos, uma das maiores desenvolvedoras e produtoras de projetos de energia renovável no Brasil, para o desenvolvimento de um projeto de energia eólica de 553,5MW.

A ArcelorMittal Brasil terá 55% de participação na JV, com a Casa dos Ventos detendo os 45% restantes. A transação foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE, em 12 de abril e será concluída nos próximos 15 dias.

O projeto de cerca de R$4,2 bilhões tem como objetivo assegurar e descarbonizar uma parte considerável das necessidades futuras de eletricidade das operações da empresa no Brasil.  Estima-se que atenderá 38% das necessidades totais de eletricidade da ArcelorMittal no Brasil em 2030.

Infográfico_ArcelorMittal e Casa dos Ventos_page-0001

 

“Ao nos tornarmos parceiros de um respeitado operador de transição energética, a Casa dos Ventos, temos vantagens competitivas como o clima brasileiro, favorável para a geração de energia renovável que nos permitirá progredir mais rapidamente em direção às nossas metas climáticas”, afirmou Aditya Mittal, CEO da ArcelorMittal

“Além da recente aquisição da CSP, hoje ArcelorMittal Pecém, temos vários projetos downstream de crescimento orgânico em andamento que levarão a um aumento natural de nossas necessidades energéticas”, lembrou Jefferson De Paula, Presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO Aços Longos e Mineração LATAM.

O complexo Eólico Babilônia Centro ficará localizado na Bahia, Nordeste do Brasil. A localização foi escolhida devido a aspectos como fatores de carga de alta capacidade (mais de 50%) e a curta distância (23 km) para conectar-se à rede elétrica nacional. Existe, também, o potencial de expandir a capacidade do projeto adicionando mais 100 MW de energia solar.

O projeto está atualmente em fase de licenciamento ambiental e regulatório, com obras previstas para começar ainda neste ano e comissionamento operacional em 2025. A ArcelorMittal Brasil irá assinar um contrato de compra de energia de 20 anos com a JV para o fornecimento de eletricidade.

O projeto Babilônia é a terceira parceria estratégica de energia renovável estabelecida pela ArcelorMittal no último ano. Em março de 2022, a Empresa anunciou uma parceria com o grupo Greenko, na Índia, para desenvolver um projeto de energia ’contínuo’ com 975MW de capacidade solar e eólica.

O projeto alimentará a joint venture indiana da ArcelorMittal na área siderúrgica, a AM/NS Índia, fornecendo mais de 20% de suas necessidades de eletricidade e reduzindo as emissões anuais de carbono em aproximadamente 1,5 milhão de toneladas por ano. Na Argentina, a ArcelorMittal desenvolveu uma parceria com a PCR para um projeto de capacidade solar e eólica de 130MW que atende mais de 30% das necessidades locais de energia da ArcelorMittal.

Na foto em destaque: Jefferson De Paula com Lucas Araripe, diretor executivo da Casa dos Ventos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×