PRINCIPAIS LANÇAMENTOS DO SALÃO DE HANOVER

LogoIAA

Maior feira de transportes e logística do mundo, o Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hanover (IAA 2014) apresentou a última palavra em caminhões, implementos e tecnologias aplicadas à movimentação de cargas e pessoas. O evento, que começou em 25 de setembro e encerra nesta quinta-feira, 02 de outubro, atraiu visitantes de todo o mundo para a capital da Baixa Saxônia, na Alemanha, devido aos 322 lançamentos apresentados pelos 2.066 expositores oriundos de 45 países.

Com o foco na eficiência e redução de custos, as indústrias de caminhões, implementos e de demais produtos para transportes e içamento de cargas contemplaram os visitantes com novos conceitos tecnológicos e lançamentos em toda essa cadeia de negócios. Paralelamente, os debates entre autoridades da Comunidade Européia, acadêmicos, representantes da indústria e profissionais do setor avançaram em temas como a legislação, controle de emissões e outros assuntos relacionados ao transporte. Veja, a seguir, algumas das novidades apresentadas no Salão de Hanover:

MERCEDES-BENZ – Maior fabricante de caminhões do mundo, a montadora alemã fez valer sua condição de anfitriã do evento ao expor 63 modelos de caminhões, ônibus e vans em um estande de 10.000 m2. Os visitantes mais jovens talvez tenham se impressionado com o modelo 5.700, que a divisão norte-americana da Mercedes, a Western Star, comercializa na América do Norte. Afinal, além de seu tradicional design “bicudo”, o veículo é um astro de Hollywood, já que incorpora o robô alienígena Optimus Prime na megaprodução cinematográfica “Transformers: a era da extinção”.Mercedes_Future_Truck

A maior contribuição da Mercedes para o setor, entretanto, foi o projeto “Future Truck 2025”, no qual ela apresenta sua visão de como serão os caminhões no prazo de uma década. Utilizando como base um Actros 1845, de 449 cv de potência, ela concebeu um veículo que dispensa a intervenção do motorista e, controlado apenas por computador de bordo, desloca-se a uma velocidade de até 85 km/h. O projeto vem consumindo investimentos anuais de 1,1 bilhão de euros e conta com sistemas de segurança desenvolvidos, aprovados e incorporados às linhas de produtos da montadora, como assistente de frenagem ativa, controle de estabilidade e sensores de proximidade, entre outros.

SCANIA – Único fabricante de caminhões a disponibilizar motores V8 da classe Euro 6, a Scania levou a Hanover uma versão especial de seu modelo top de linha, o R730 Streamline, com uma cabine exclusiva para o evento. Seu motor de 730 cv produz um torque de 3.500 Nm e o controle de emissão fica por conta da combinação das tecnologias de recirculação dos gases de escape (EGR) e de pós-tratamento por redução catalítica (SCR).ScaniaR730_6-2Streamline

Segundo a Scania, a nova geração de motores Euro 6 desenvolvida pela empresa apresenta uma economia de combustível de até 3%, em comparação com a versão anterior, o que também se traduz em ganhos ambientais. No conjunto, o menor consumo dos novos modelos também se deve à tecnologia Eco-roll, que otimiza as trocas de marcha, a ao sistema de freio auxiliar Retarder que mantém a roda livre.

VOLVO – O caminhão mais potente do mundo, o FH16 750, de 750 cv de potência, figurou como um dos destaques no estande da fabricante sueca. Esse modelo, que já conta com cerca de duas dezenas de unidades em operação no Brasil, por empresas de transporte extrapesado, foi apresentado em versão com cabine dourada, para assinalar a modalidade de contrato de manutenção ouro, oferecida pela Volvo.Volvo_FH750

A fabricante também destacou a nova caixa de câmbio I-Shift Dual Clutch, que introduz nos veículos comerciais a tecnologia desenvolvida para automóveis de corrida. A tecnologia consiste em uma transmissão com dupla embreagem, engrenando as mudanças de marcha sem interrupção na entrega de potência. Com isso, quando se começa a conduzir em primeira numa caixa, a segunda já está engrenada na outra.

MAN – Equipado com motor de seis cilindros e 15.2 litros, o extrapesado TGX D38 marca a estreia da empresa no segmento com potência acima de 500 hp. Ele foi lançado em versões com 520 hp (torque de 2.500 Nm), 560 hp (2.700 Nm) e 640 hp (3.000 Nm),  sendo que essa última é especialmente indicada para o transporte de cargas extrapesadas indivisíveis. Nessa configuração, o D38 conta com tração 8×4 e capacidade total de frenagem de 750 kW, incluindo o freio auxiliar Intarder, podendo transportar cargas de até 250 t.MAN-TGX-D38

Outro destaque da MAN, que figurou como segundo maior expositor do evento, foi o líder de vendas no mercado brasileiro de caminhões. Entre outros veículos expostos em seu estande, ela apresentou o Constellation 24.280 em sua nova versão 8×2. O modelo teve sua capacidade de carga ampliada em 6 t, na comparação com a versão 6×2, e conta com câmbio automatizado, desenvolvido em parceria com a ZF, que proporciona otimização às trocas de marcha.

Palfinger_L-cranePALFINGER – A nova série L de guindastes articulados, lançada pela austríaca Palfinger, incorpora um aumento de 15% no momento de carga de seus tradicionais modelos PK, apresentando um ângulo de rotação de 440º. A cabine de controle foi redesenhada, para maior conforto do operador, mas os equipamentos também podem ser comandados por joystick. Extremamente compactos e com peso de 3,5 t, os guindastes contam com uma estrutura que facilita sua implementação nos caminhões. Estão disponíveis em modelos de 19,7 e 21,8 tm (toneladas metro) de capacidade.

Hiab-ePTO-X-HIPRO192HIAB – Em parceria com a Volvo Caminhões, a empresa sueca pertencente ao grupo Cargotec apresentou um guindaste articulado que substitui a tomada de força do motor (PTO) por um sistema eletro-hidráulico, empregando baterias de íon lítio para seu acionamento. Segundo a fabricante, a tecnologia reduz em 70% o consumo de diesel e os custos operacionais, permitindo a movimentação do guindaste sem a aceleração do motor. Também elimina a emissão de gases e diminui o nível de ruídos, o que viabiliza sua utilização em ambientes fechados.

Goldhofer_mpaGOLDHOFER – A fabricante alemã de implementos apresentou uma nova linha de plataformas modulares equipada com sua tecnologia de eixos MPA, lançada na feira Bauma 2013. O sistema, que emprega apenas um suporte de roda, um amortecedor e um braço de suspensão em cada eixo, resulta em um implemento mais leve e com menos componentes, além de melhorar o ângulo de direção (60º) e o curso de suspensão (350 mm), com uma altura de carga de 780 mm. A família de plataformas com tecnologia MPA abrange modelos de dois a oito eixos.

Faymonville_combimaxFAYMONVILLE – Ganhadora do Prêmio Inovação da IAA 2014, a plataforma CombiMAX, da belga Faymonville, permite transportar uma variada gama de cargas médias e pesadas, de 50 t a 250 t de peso, com o ajuste de seus componentes modulares. Conta com uma prancha central hidraulicamente extensível, que pode ser rebaixada para cargas de grande porte, e adaptada a uma ampla combinação de linhas de eixo. O equipamento dispõe também de tecnologia de pescoço de ganso único, flexível para variadas aplicações, bem como eixos duplos com suspensão independente, permitindo o transporte de cargas pesadas em velocidades acima de 30 km/h.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×