UMA ORIGEM E MUITOS DESTINOS

UMA ORIGEM E MUITOS DESTINOS

A Locar Guindastes e Transportes Intermodais, sediada em Guarulhos (SP) e amplamente certificada (ISO 9001, ISO14001 e OHSAS 18001) e atuação nacional, recebeu o prêmio TOP CRANE 2022, na categoria Transportes Especiais, pelo transporte rodoviário de carga indivisível de dezesseis transformadores e sua descarga na base. Além do peso e dimensões da carga, uma particularidade dessa operação de longa distância é que ela não teve um único destino.

Com a mesma origem, na Grande São Paulo, um determinado número de transformadores, diferentes entre si em peso e dimensões, foi entregue em quatro localidades, em três estados na Região Nordeste.

O que significa dizer, que a operação, realizada em 300 dias, praticamente, um ano, valeu por várias, com desafios de percurso distintos. E sempre a longa distância: Sobradinho e Aroeira, na Bahia, 3.560 km e 2.700 km, respectivamente. Messias, em Alagoas (4200 km). E para operações da Alupar, no Ceará (3.700 km).

Para Sobradinho, seguiram 10 transformadores, com peso de 82 t e dimensões (CxLxA) de 5,1 m, 3,5 m e 4,9 m. Um transformador com peso de 68,7 t, e dimensões de 6,9 m, 2,91 m, 4,5 m foi entregue para a Alupar. Três outras unidades, com peso de 140,4 t e dimensões de 6,9 m, 4,81 m e 4,95 m chegaram a Messias. E dois transformadores, com peso de 152,9 t e dimensões de 9,2 m, 3,81 m e 4,9 m tiveram como destino Aroeira.

Os principais desafios logísticos para a equipe da Locar Guindastes e Transportes Intermodais são previsíveis: viabilização geométrica do transporte para os devidos destinos e condições climáticas adversas. No trabalho prévio de planejamento, a equipe da Locar percorreu aproximadamente 10.000 km para fundamentar a viabilidade. Assim mesmo, após emissão das licenças, em função de tempestades torrenciais, ocorreu desmoronamento na rota, havendo a necessidade de uma nova avaliação e definição de um novo percurso.

Locar-transporte de transformadores1

Um outro complicador foi a quantidade de transformadores a ser transportado simultaneamente, o que exigiu da Locar equipamentos e equipe sobressalente. Houve o cuidado também de garantir-se o total alinhamento da equipe de descarregamento com o departamento técnico para não impactar no cronograma. A equipe de remoção contou com um guindaste com capacidade para 70 t e u guindauto para 9,5 t.

A Locar mobilizou na operação dez cavalos mecânicos: Volvo FH 540 T 6×4, Scania (R 164 CA 8×4, G470 A 6×4, R500 A 6×4) e Mercedes Benz MB 3850-A. Com exceção de uma prancha Randon hidropneumática rebaixada de 4 eixos, as composições de transporte utilizaram no total 15 linhas de eixo com elevado nível de padronização (quadro abaixo).

02 conjuntos com 20 Linhas de eixo mecânica com cambão / Goldhofer
03 conjuntos com 18 Linhas de eixo mecânica com cambão / Goldhofer
02 conjuntos com 08 Linhas de eixo mecânica com pescoço / Goldhofer
02 conjuntos com 20 Linhas de eixo mecânica com pescoço / Goldhofer
02 conjuntos com 06 Linhas de eixo espaçado mecânica com pescoço / Randon
03 conjuntos com 10 Linhas de eixo mecânica com cambão / Goldhofer
01 conjuntos com 12 Linhas de eixo mecânica com cambão / Goldhofer

 

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