UMA NOVA BASE PARA MANUTENÇÃO OFFSHORE

UMA NOVA BASE PARA MANUTENÇÃO OFFSHORE

No final do mês de março, o mais tardar no início de abril, entra em operação a base operacional da American Lift para manutenção de guindastes portuários e offshore. As instalações tem localização estratégica no Polo Industrial Cabiúnas, em Macaé (RJ), próximo ao futuro terminal portuário, da BR 101 e do centro e aeroporto da cidade.  O local já reúne muitas empresas e fornecedores, como a Premium Off-Shore, especialista em soluções para içamento de cargas, que é representante da linha de produtos Crosby, fabrica cabos de aço e presta serviços de inspeção, recerticação e soquetagem.

Seu diretor Matheus Santos, que também integra o quadro societário da American Lift, reconhece que haverá grande sinergia nas operações, mas ressalta que se trata de um outro negócio, com foco próprio, para atender a uma demanda específica do mercado offshore. “Existe um mercado vasto a ser trabalhado, não apenas em guindastes offshore como em torres eólicas, diz Sérgio Meneses Vieira, gerente operacional da American Lift, profissional com 20 anos de experiência em manutenção de instalações offshore, com passagens por grandes empresas do setor, como a Sparrows BSM, joint-venture entre BSM Engenharia e o Sparrows Group, da Escócia.

sergio-meneses
Sérgio Meneses Vieira, gerente operacional da American Lift

Ele explica que a base operacional da American Lift estará capacitada a atender todos os modelos de guindastes portuários e offshore (elétricos, diesel hidráulicos, eletrônicos com PLC, etc.) com capacidade de carga variada. No caso das torres eólicas, o objetivo é o de oferecer a qualificação e o ferramental da equipe nos trabalhos de inspeções periódicas. Para tanto, será determinante os contêineres-oficina, que já estão mobilizados para atendimento local em várias instalações.

Eles contam, por exemplo, com estufa, máquina de solda portátil, materiais para ensaios não destrutivos, equipamento de ultrassom, equipamento para medição de espessura, talhas com capacidades entre 500 kg e 20 t, macacos hidráulicos, cintas, catracas, ferramentas de tensionamento e torqueamento para qualquer diâmetro de parafuso e transformadores para compatibilização 440, 380 e 220 volts. “A empresa investiu cerca de um milhão somente em ferramentas de torque. Todos os equipamentos foram adquiridos novos, estão todos calibrados e certificados e são de propriedade da American Lift”

container4
Container para atendimento e campo

Sérgio Meneses Vieira ressalta que, em paralelo à finalização da base operacional toda a documentação e certidões foram sendo providenciadas e que já foram elaborados cerca de 400 procedimentos.  “Desde de junho de 2021, estamos implantando e padronizando, para solicitar a auditoria de ISO 9001. Posteriormente, iremos pleitear também a 14001”. Ele lembra que uma das lições que traz da Sparrows BSM Engenharia é a importância da total transparência dos processos de manutenção junto aos clientes. “Os clientes saberão tudo o que for feito, do momento em que o equipamento for aberto até a sua montagem final. E todas as peças substituídas serão devolvidas”.  Outra coisa: “Se eu não tiver condições de executar um serviço, eu simplesmente não vou fazer”.

pessoal-americanlift
Equipe técnica da American Lift

A grande maioria dos serviços será offshore e sua capacitação inclui: inspeção em guindastes e pontes rolantes de acordo com a API 2D; manutenções preventivas e corretivas (mecânica, hidráulica e elétrica); fabricação de componentes e ou equipamentos (exemplo: fabricação de cabine de operador); inspeções através de Ensaios Não Destrutivos (líquido penetrante, partícula magnética, dureza, medição de espessura, ultrassom), com inspetores qualificados pela Abendi e com acesso por corda, instalação de componentes e equipamentos (Exemplo: um novo motor diesel); calibração em Indicadores de Carga Segura (SLI), teste de carga com bolsas d`água, reparo estrutural através de soldagem, além de serviços de pintura industrial com pintores qualificados e com acesso por corda.

Fase final das obras da base em Macaé

3 comentários em “UMA NOVA BASE PARA MANUTENÇÃO OFFSHORE

  1. É um enorme prazer em fazer parte de uma empresa que veio para fazer história!
    Com um nível de qualidade elevadíssimo.

  2. Tenho certeza que a AMERICAN está em ótimas mãos sob sua direção, tendo em vista sua capacidade técnica e conhecimentos adquiridos ao longo de sua jornada profissional. Parabéns.

  3. durante muitos anos tinhamos contrato de fornecimentos de sobressalentes originais para guindastes american crane 5530 e 9270 Seatrax e outros bem como peças para motores Cummins, Detroit diesel EMD
    peças sistema pneumaticos e hidraulicos a partir de janeiro 2020 passamos a atuar em cabos e equipamen tos eletro/eletronicos da Belden e outros.

    tendo em vista a plena operaçao da AMERICAN temos condiçloes de manter um contato de fornecimento de sobressalentes e operacionais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×