A transportadora Berard, sediada na Louisiana, transportou um avião bombardeiro da Força Aérea dos EUA (B1) do Arizona para o Kansas. O percurso total de 2.349 Km foi cumprido à razão de 322 Km por dia. Passou por 5 estados (Novo México, Arizona, Texas, Oklahoma e Kanzas). E devidamente acompanhado por batedores contratados e das polícias rodoviárias estaduais.
Nem tanto pelo peso da carga (40,83 t), mas pelas dimensões da composição: 39,6 m de comprimento, 2,7 a 4,5 m de altura e, principalmente, a largura, 8,8 m. Um caminho circundado por montanhas, com declives acentuados, pontes e curvas fechadas de até 90 graus.
Jornada virou uma atração por onde passava
O avião militar, chamado Apocalypse, foi transferido do cemitério de aviões em Tucson para o Instituto Nacional de Pesquisa de Aviação em Park City, no Kansas. No transporte foi utilizada uma plataforma suspensa de três eixos e um dolly direcionável de quatro eixos, ambos fabricados pela Trail King. Nem é preciso dizer que a jornada virou uma atração em todas as cidades pelas quais passava.
“Tivemos que transportar muitas coisas legais em nossa história, mas essa operação será registrada nos livros como a mais legal de todas”, disse um porta-voz de Berard. A empresa, fundada no pós-guerra, em 1945, por Roy Berard, está atualmente sob controle da quarta geração da família.