Um marco recente nas atividades da Makro Engenharia foi a realização de içamentos de estruturas metálicas na CSP (Companhia Siderúrgica Pecém), em São Gonçalo do Amarante (CE), que iria fortalecer a parceria com a contratante, levando à conquista em seguida de novos e importantes contratos.
A operação de içamento de 232,1 t no total teve duração de 15 dias e foi feita com base em um rigoroso Plano de Rigging, elaborado por sua própria equipe interna e uso dos softwares AutoCad2015, LicconWorkerPlaner, Catia V5R
Foi utilizado como equipamento principal um guindaste sobre esteiras Liebherr LR 1750 (750 t), com apoio de dois guindastes Liebherr LTM 1220-5.2 (220 t), um Grove GMK 6300 (300t), um articulado PALFINGER MD 45007 (12 t), uma plataforma elevatória JLG 1250AJ, um manipulador telescópico JLG Skytrak 8042, e uma carreta prancha de 4 eixos. O trabalho se deu em área rural, terreno acidentado e espaço confinado.
O principal desafio foi gerado pela chegada sem ordem definida das peças (via navio e descarga portuária), não obedecendo uma sequência lógica de montagem, ou seja, as peças foram montadas à medida que iam chegando, sem levar em conta a melhor sequência de lançamento.
Com isso, ao término da montagem do vão, as últimas peças restantes a serem içadas pertenciam a uma área isolada no centro do mesmo, já rodeado de outras estruturas, e onde não era possível a chegada de nenhum equipamento para operação num raio próximo. Dessa forma, era preciso lançar as últimas peças dentro de um espaço confinado, e com raio de operação que possibilitasse trabalhar fora das estruturas já montadas até então.
Faça aqui o download com o relato completo publicado na edição 52 da revista Crane Brasil