ENGENHARIA REDUZ CUSTOS COM REMOÇÃO

Operação HD

Por  Redação HD

Em 2018, contratada pela QGI BRASIL, a Megatranz Transportes realizou no Rio Grande do Sul um importante trabalho de remoção técnica de três módulos da Plataforma Petrobrás P77: M03, M07 e M10. O grande peso e dimensões dos módulos fazia supor inicialmente que haveria necessidade de se importar um guindaste especial, com contrapeso da ordem de 2.500 t, ou, no mínimo, arcar com os custos de mobilização de diversos guindastes de grande porte. Ao invés disso, optou-se pelo macaqueamento dos módulos e o uso de acessórios de remoção: 20 cilindros hidráulicos e dormentes e quatro estruturas (caixa de remoção), com evidente redução de prazos e custos para o contratante. Confira abaixo, em detalhes, as principais fases da operação, concluída em 35 dias:

 

Tipo de Operação:

  • Macaqueamento dos módulos M03, M07 e M10 da P77 com cilindros hidráulicos, e acessórios de remoção;
  • Pesagem dos módulos utilizando sistema sincronizado de pesagem com cilindros hidráulicos;
  • Carregamento e transporte terrestre com SPMT, desde a posição de fabricação até o cais de load out;
  • Engenharia e procedimentos para macaqueamento dos módulos M03, M07 e M10 para posicionamento das linhas de eixo;
  • Execução da operação de embarque com SPMT (carretas modulares hidráulicas auto-propelidas);
  • Engenharia e Procedimentos de transporte terrestre, incluindo os cálculos de estabilidade e amarração da carga sobre as SPMT’s; e
  • Engenharia, procedimentos e cálculos para pesagem com determinação do peso e posicionamento do centro de gravidade.

 

Volume Total de Movimentação:

  • 01 Módulo M-03 da plataforma P77 da Petrobrás:

Dimensões: 22,0 m de comprimento; 23,0 m de largura e 21,0 m de altura. Massa = 1.989 t

  • 01 Módulo M-07 da plataforma P77 da Petrobrás:

Dimensões: 20,2m de comprimento; 22,0 m de largura; 19,6 m de altura. Massa = 1.153 t

  • 01 Módulo M-10 da plataforma da Petrobrás:

Dimensões: 22,8 m de altura; 38,3 m de largura e 18,1 de altura

Massa = 1.651 t

Equipamentos de Elevação Empregados:

  • 72 Linhas de Eixos Hidráulicas Modulares Autopropelidas SPMT (Self Propelled Modular Transporter) com 8 pneus por eixo – 576 pneus, com 3 PPU (motores Z340), marca Scheuerle, com capacidade total de carga de 2592t, CMT 4.956 t, configuradas em 4 x 18 Linhas de Eixos interligadas e operadas por sistema de comando único.
  • Sistema sincronizado de elevação de carga composto de: Bomba hidráulica 700bar, 20 cilindros hidráulicos com capacidade total de 4.000t, 4 caixas de remoção para 5 cilindros e 900 dormentes de madeira de 250x70x800 mm.
  • Sistema de Pesagem composto de: Bomba hidráulica, 20 cilindros hidráulicos com capacidade total de 4.000 t e 4 manômetros digitais.
  • Equipamentos auxiliares para movimentação dos materiais, como guindastes, empilhadeiras, muncks, plataformas aéreas.
  • Foi disponibilizada uma equipe de 50 pessoas para operação.

Principal Desafio:

O módulo foi montado no nível do solo com a programação de ser içado por um guindaste diretamente para a montagem da Plataforma, porém com a mudança do escopo do trabalho, foi necessário achar uma solução para a elevação de módulos de até 2.000 t, com o CG fora do Centro Geométrico, em uma altura de 2.5 m em virtude das interferências abaixo dos módulos;

Outro complicador: solo com baixa capacidade de suporte nos locais de macaqueamento. Os pontos de macaqueamento ficavam em locais confinados dificultando o acesso de materiais com equipamentos de movimentação.

Solução Proposta:

  • Utilizar como pontos de apoio para o macaqueamento os 4 pontos de apoio definitivos do módulo, evitando a necessidade de reforços na estrutura.
  • Fazer a distribuição da carga no solo em 4 áreas com 1,6 m x 1,6 m utilizando 5 cilindros hidráulicos com capacidade de 200 t cada um, além de utilizar vigas e chapas de aço para aumentar a distribuição de carga nos locais de menor resistência do solo;
  • Projetar e fabricar 4 caixas de remoção para acomodar 5 Cilindros Hidráulicos cada uma, que trabalham de forma sincronizada e sem a necessidade de utilizar pontos de apoio secundários durante o macaqueamento;
  • Montar um sistema de remoção com controle único para operar os 20 cilindros hidráulicos das 4 caixas de remoção ao mesmo tempo e com sincronia de subida e descida durante todo processo de macaqueamento, para evitar esforços concentrados na estrutura e sobrecarga no solo.

 

 

 

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