UM GUINDASTE SOBRE BALSA EM BARCARENA

UM GUINDASTE SOBRE BALSA EM BARCARENA

O Estado do Pará vive um momento histórico em seu desenvolvimento com a chegada do gás natural. Barcarena recebe por navio gás natural na sua forma liquefeita, o GNL, de onde é transferido para uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU) – onde é reconvertido do estado líquido para o gasoso e conduzido para a rede de distribuição.

Vários projetos paralelos estão em andamento. Parte da tubulação – com 2.400 metros de comprimento – já está em solo paraense desde abril para conexão com o distrito industrial. O governo estadual também já concedeu a licença de instalação para a segunda fase da usina termelétrica Novo Tempo, em Vila do Conde. Nessa fase, serão instalados os módulos da usina e as turbinas, onde o gás natural chegará pelo píer construído na primeira fase.

Manitowoc sobre balsa

Uma das muitas empresas envolvidas nesse grande conjunto de obras é a Guindastes Tatuapé. Contratada pelo Consórcio Construtor Terminal, a locadora, sediada em São Paulo (SP), participa das obras de construção do pier, em serviços de cravação de estacas de concreto, lançamento de concreto, montagem das estruturas metálicas para a passagem de utilidades e outros içamentos de menor envergadura.

A mobilização teve início em setembro de 2021 com previsão de término no segundo semestre deste ano. Nessa operação, a Guindastes Tatuapé tem como equipamento principal um guindaste treliçado sobre esteiras Manitowoc 12.000, com capacidade para 120 t. Com um detalhe fundamental: por conta das condições operacionais: ele opera montado sobre balsa. Uma solução diferenciada, para uma locadora mais ambientada em içamentos em terra firme – e que, por certo, pode ter sido um importante ensaio para os desafiadores projetos offshore que estão por vir.

Manitowoc sobre balsa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×