Por: Camilo Filho*
Confira abaixo uma série de procedimentos e a sequência operacional para garantir total segurança nas operações de içamento
- PESO E MEDIDA
Antes de levantar a carga, certifique-se de que você sabe exatamente quanto peso está içando, a que distância terá que movê-lo e quão alto você deve levantá-lo. Certifique-se que o peso da carga está dentro da capacidade nominal da lingada, incluindo a consideração dos ângulos entre as eslingas e os parâmetros físicos da carga.
- USE O TIPO DE AMARRAÇÃO CORRETA
Verifique e decida como conectar a carga ao gancho de içamento e como prender a lingada na carga.
- ESCOLHA A ESLINGA CORRETA
Cada carga tem sua particularidade. Certifique-se de calcular a capacidade correta da lingada tendo em conta os ângulos e o tipo de amarração, assim como o tipo adequado ao trabalho.
Se a taxa de flexão (fef) é menor do que aquela indicada, a capacidade tabelada da eslinga deve ser reduzida. Escolha uma eslinga com uma terminação adequada ou proteção na mão, assim como acessórios de conexão. Proteja todos os cantos que tenham contato com a eslinga para minimizar o risco de danos na mesma.
- INSPECIONE A LINGADA
Inspecione a lingada detalhadamente para certificar-se de que a mesma está em boas condições de uso e capaz de realizar o içamento. Siga todas as orientações apropriadas fornecidas pela OSHA e norma ASME. Se você precisar mudar o comprimento de uma lingada, use acessórios compatíveis com a tensão imposta à mesma e não se esqueça do novo ângulo horizontal ou o incluído!
- DE BAIXO PARA CIMA E NÃO DE CIMA PARA BAIXO!
Sempre, em primeiro coloque a lingada na peça e somente depois no gancho do moitão.
- EQUILIBRE A CARGA
Sempre coloque a mão da eslinga ou a conexão da lingada no seio do gancho, assim estaremos evitando a carga de ponta (o que é um risco). Quando nossa lingada for um basket, sempre equilibre a carga de modo a evitar que a mesma escorregue.Quando for usado um basket, as pernas da lingada devem conter ou suportar a carga a partir das laterais, acima do CG. Certifique-se de que a lingada tem o comprimento adequado de modo que sua capacidade tabelada é compatível quando você considera o ângulo das pernas.
- TESTE A LINGADA
Antes de você mandar efetivamente subir a carga, tensione levemente a lingada para certificar-se de que a mesma está segura (bloqueada), a proteção está no lugar e o conjunto como um todo está balanceado. Somente então mande subir a carga lentamente até descola-la do apoio e confirme que tudo está ok.
- MANTENHA DISTÂNCIA
Para evitar qualquer tipo de lesão, afaste-se das áreas entre a lingada, a carga e o moitão. Deixe a lingada fazer seu trabalho. Evite a tentação de usar sua força (seus músculos) para controlar a carga. Use um cabo guia ou topador. Sempre se mantenha afastado da carga suspensa!
- EVITE A CARGA DINÂMICA
Levante a carga lentamente com uma aplicação de tensão constante. Não faça partidas ou paradas súbitas, tanto no cabo de carga quanto no giro do guindaste.
- ACONDICIONE ADEQUADAMENTE
Depois de terminado o trabalho, inspecione a lingada quanto a possíveis danos. Se a mesma estiver danificada sem condição de uso ou de recuperação, inutilize-a imediatamente. Caso contrário, devolva todo o conjunto para o almoxarifado, para estar adequadamente estocado até o próximo trabalho.