A Transdata Engenharia e Movimentação, sediada em São Paulo (SP), com atuação nacional e outros países da América Latina, recebeu o prêmio TOP CRANE 2022, na categoria Remoção Técnica, pela solução técnica de engenharia e realização dos serviços de movimentação, remoção e içamento para substituição de dois moinhos já existentes, em planta de mineração em Jaguarari (BA) por um novo, com peso líquido de 37.955 Kg e bruto de 41.750 Kg.
O volume total de movimentação chegou a 83.500 kg. O principal desafio, tanto para a remoção como para a posterior instalação, eram as inúmeras interferências dentro do galpão. Não havia como movimentar o guindaste e não havia altura suficiente para uma abordagem frontal com um equipamento de grande porte. A princípio, a única alternativa era a remoção do telhado, o que exigiria um guindaste ainda maior e obras (e custos) adicionais de preparo e restauração.
A solução encontrada foi a desmontagem parcial do moinho, e a movimentação de retirada (e posterior reposicionamento) – com aproveitamento, inclusive, da ponte rolante existente. A partir daí, foi desenvolvido um conjunto de berços escorados pelo subsolo para apoio dos moinhos. E, como o alcance do gancho da ponte rolante ficava ainda muito distante da extremidade do galpão, foi utilizado sistema de arraste “SRR” (Swivel Ram Rollers) sobre trilhos, devidamente escorado por um sistema de cimbramento estrutural de tubos modulares.
O SRR estendido para fora do prédio, permitiu a remoção (e posterior reposicionamento) das partes, por meio de um pequeno e versátil guindaste auxiliar, que por sua vez, posicionava os componentes sobre o tabuleiro de uma prancha transportadora, encarregada de completar o transporte externo. Em dois turnos de trabalho, os dois moinhos foram removidos em 28 dias. O novo moinho foi instalado através da mesma técnica, porém, com processo inverso;
Foram mobilizados na operação dois guindastes telescópicos (250 t e 70 t), sistema de esquidagem (SRR – Swivel Ram Rollers), 8 chapas de aço #25,4 x 2450 x 6000 mm, 4 cilindro hidráulicos (100), um comando de bombeamento, duas talhas de corrente manual (15 t), uma gaiola de dormentes e 8 patas de elefante. A redução de custos pode ser aferida pelo que não houve necessidade de fazer: retirada do telhado, adaptações na estrutura do galpão, reforço de solo para montagem de guindaste sobre esteira e sua locação. Além disso, a linha de produção, que não foi trocada, foi possível manter operacional.