TRABALHO REFERENCIAL NA MINERAÇÃO

TRABALHO REFERENCIAL NA MINERAÇÃO

A Bolbi Movimentação de Cargas, empresa de engenharia sediada em Belo Horizonte (MG) e atuação destacada em projetos especiais, principalmente junto à indústria mineral e siderúrgica, nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pará, Maranhão, Espirito Santo, Rio de Janeiro, recebeu o Prêmio Top Crane 2023, na Categoria Içamento – Case’2023 por uma solução desenvolvida para a Real Estruturas e Construções, em uma de suas obras para o setor de mineração, em Nova Lima (MG).

O desafio em questão era viabilizar a transferência de uma balsa, já montada em uma parte seca de uma barragem, para outro local. E havia urgência, já que a balsa havia sido construída para suportar um grande conjunto de bombas para a alimentação hídrica de uma nova planta de beneficiamento de minério que já estava quase concluída.

Antes de apresentar a solução, a Bolbi teve que levar em conta que o cliente não teria tempo hábil para fazer esta operação de forma convencional, em razão da barragem já ter iniciado o processo de enchimento e, em breve, estaria flutuando. Além disso, o fabricante da balsa não autorizou fazer o içamento do conjunto completo (flutuadores, bombas, tubulações, parte elétrica, estrutura metálica etc) pela falta de rigidez do conjunto. Outro agravante era o desconhecimento do peso exato e do centro de gravidade do conjunto.

Bolbi-icamento-balsa3

A movimentação da balsa foi feita por módulos: o primeiro, com (CxLxA) 19 m x13,5 m x 12 m; e o segundo, com (CxLxA) 19 m x 8,5 m x12 m. A solução proposta, detalhada em Plano de Rigging, foi instalar duas vigas embaixo da balsa, garantindo o apoio de todos os flutuadores por baixo, sem a necessidade de soldas de olhais para içamento. A ligação dessas vigas aos cabos de içamento foi feita através de um sistema de algemas, que permitia deslocar cada ponto de içamento na viga, variando o centro de gravidade, estabilizando o sistema por completo.

E, para garantir que os cabos de içamento não iriam interferir nas diversas estruturas da balsa, foi instalado em cada guindaste um balancim com 14 m, permitindo somente cargas verticais na estrutura de içamento. Para o içamento a 15 m (para posterior transporte) foram utilizados dois guindastes: Tadano ATF-220 e Sany QY-100. Além de caminhões, dois guindautos Palfinger 45.000 (45 t), duas escavadeiras e dois rolos compactadores também foram mobilizados na operação.

O trabalho, realizado em apenas sete dias, se tornou referencial, com redução de custos de 50% e uma antecipação de 60 dias no cronograma.

Bolbi-icamento-balsa2

5 comentários em “TRABALHO REFERENCIAL NA MINERAÇÃO

  1. Parabéns a empresa Bolbi , uma referência em engenharia de rigging para içamentos e transporte de cargas complexas.

  2. Parabéns ao Alexander e equipe de engenharia e operações da Bolbi por mais uma brilhante solução, que consolida esta Empresa como um parceiro confiável na implantação de projetos desafiadores.

  3. Sensacional!!!! Solução segura com excelência na inovação, prazo e tomada de decisões diante
    de tantos desafios! Parabéns Alexander por mais essa obra-prima de Engenharia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×