TIRANDO O MÁXIMO DAS INSPEÇÕES EM GUINDASTES

TIRANDO O MÁXIMO DAS INSPEÇÕES EM GUINDASTES

Por: Camilo Filho*

Apesar de existirem inspetores de guindastes trabalhando há anos nesta atividade fora do Brasil, aqui entre nós é relativamente novo esse procedimento (contratação desses profissionais). Basicamente, somente a indústria de óleo e gás solicita essa contratação.

É esse profissional, o qual devidamente habilitado e credenciado, que efetivamente atestará o estado real em que se encontra o equipamento inspecionado. É como levar o equipamento num clínico geral, o qual examinará o estado geral do equipamento, solicitará alguns exames, irá analisá-los e finalmente dará sua conclusão.

O fato é que esses profissionais não são usados tão eficientemente como poderiam ser.  No meu ponto de vista, o inspetor, se possível, deve estar presente desde o início da contratação. Chegando depois de concluída a montagem do guindaste, dificulta sua inspeção. O acesso é limitado quando todas as partes e peças já estão montadas, em particular no caso das lanças, suspensas no ar e infelizmente, muitas vezes, sem acesso adequado para realização da inspeção.

INSPEÇÃO PRÉ-ENVÍO

Esta é talvez a mais importante e a mais difícil de ser feita. O inspetor está presente no local do fornecedor do equipamento, verifica o histórico de manutenção e inspeciona cada peça do guindaste antes que ele seja carregado nas carretas do transporte para ser entregue no canteiro de obras do cliente. Isso permite que as deficiências encontradas, sejam reparadas adequadamente e as peças danificadas substituídas antes do carregamento e envio da máquina. Garantindo, assim, que o equipamento ao chegar à obra não tenha perda de tempo por problemas de manutenção, os quais embora possam ser pequenos no pátio do cliente (onde existe toda uma estrutura de suporte), tornar-se-ão grandes na obra onde não haverá tantos recursos disponíveis.

 INSPEÇÃO PRÉ-MONTAGEM

O inspetor está na obra durante a descarga e preparação (classificação) das peças do guindaste antes da montagem. Isso ajudará a garantir que todos os componentes serão montados segundo as especificações constantes do manual do fabricante. Isso também dá ao cliente final “um par extra de olhos” para garantir que a montagem usará e seguirá os procedimentos seguros de rigging, que incluem o equipamento correto para a descarga e montagem de todos os componentes, principalmente nas máquinas treliçadas de grande capacidade. Neste caso, a montagem propriamente dita da máquina, requer muitas vezes estudos prévios de área, solo, acessórios especiais, equipamentos corretos de apoio e etc.

INSPEÇÃO DE MONTAGEM

A inspeção assegura que todos os componentes montados, são visualmente inspecionados, por exemplo, antes de subir a lança. Procedimentos de rigging adequados devem ser usados na montagem do guindaste.

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INSPEÇÃO FINAL

Um exame minucioso de todas as partes do guindaste garante que nada foi danificado durante o transporte e montagem. Cada parte é examinada e documentada através de fotos. Neste momento, o inspetor assegura que todos os limites estão corretos e que o guindaste está funcionando com as especificações do fabricante. Acredito que essas etapas fornecem a forma mais confiável e eficiente para inspecionar e certificar um guindaste.

Claro que esses passos envolvem o cenário ideal. Sabemos que muitas vezes um guindaste é mobilizado direto de uma obra para outra com longas distâncias, de forma que não é viável incorporar este custo das quatro etapas. Quando for o caso, é mais importante ter seu inspetor no local durante a montagem. É imperativo assegurar que nenhuma deficiência passe despercebida pela montagem. Como inspetor e pela minha experiência neste segmento trabalhando com guindastes,  já vi muitas variáveis.

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Há vários casos de guindastes, que foram inspecionados após sua montagem e rejeitados, e aí sim temos um custo elevado. O tempo parado, a desmobilização (se for o caso), caminhões para o transporte, licenças e tempo ocioso no canteiro de obras são muito caros.

Durante a montagem da máquina, tal como acontece com a maioria dos trabalhos de construção, o tempo é um fator importante e isso pode ser alcançado com segurança e custo eficiente, com um planejamento adequado. Em última análise, acredito que o pré-planejamento para inspeções adequadas resultará no aumento da produtividade e uma redução drástica de acidentes.

* camilofilhoCamilo Filho é engenheiro mecânico, especialista em içamentos pesados, com mais de 30 anos de experiência em operações com guindastes e movimentação de carga. Com vários cursos na área feitos no exterior, é responsável por vários trabalhos de grande envergadura no Brasil e no exterior. Atualmente é engenheiro mecânico na Odebrecht e membro da ACRP (Association of Crane & Rigging Professionals-USA). Sugestões e comentários enviar para camilofilho@hotmail.com.

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