TIRADENTES VEM PARA DAR SUPORTE À PETROBRAS

Partiu em fevereiro, dos estaleiros da CIMC Raffles, em Yantai, rumo ao litoral do Rio de Janeiro, à altura de Macaé, uma embarcação com acomodações para 600 pessoas e todas as facilidades dignas de um transatlântico turístico, como auditório, quadra esportiva, área de convivência e refeitório. Adquirido pela Overdulve Offshore Services (OOS International) e batizado ainda na China com o sugestivo nome de “Tiradentes”, o semi-submersível da Classe ABS A1, não vem exatamente fazer um tour pelo trópicos.

Com 106,45 m de comprimento, largura máxima de 68,90 m, altura de 36,25 m no convés principal, impelidores laterais Azimuth (DPS3 6x 3.8 MW), passarela telescópica de abordagem de 38,5 m (+/- 7,5 m) e heliponto adequado para Sikorsky S-92 e S-61N ou similar, o Tiradentes vem dar suporte a plataformas da Petrobrás, com outro recurso importante em seu arsenal: dois guindastes de bordo (2 x 60 t). Mas, isso não é tudo. A OOS International já encomendou dois semi-submersíveis heavy-lift para operações, a partir de 2019, no litoral brasileiro, no Golfo do México, sudoeste asiático, Mar do Norte, Costa Ocidental de África e Austrália.

Não se sabe ainda se outro herói brasileiro será agraciado. Por enquanto estão futuras embarcações estão nomeadas como  OOS Serooskerke and OOS Walcheren. Com  posicionamento dinâmico, com capacidade de alojamento total de 1500 pessoas a bordo e movimentação de 8800 toneladas (4400 toneladas cada), tem condições de dar suporte à construção submarina em águas de até 3000 m de profundidade.

A OOS International já presta serviços à petroleira brasileira com as embarcações heavy lift OOS Gretha OOS Prometheus que receberam avaliação da área técnica da estatal de, respectivamente 97 e 100%. Essas duas unidades possuem uma capacidade total de alojamento para 1.118 pessoas a bordo e uma capacidade total de movimentação de 4860 toneladas – 1100 toneladas a bordo da OOS Prometheus e 3600 toneladas (dois guindastes Huisman) na OOS Gretha.

O Tiradentes chega para reforçar essa frota, sob contrato inicial de quatro meses. E a expectativa é a geração de novos contratos, segundo Léon Overdulve, CEO da OOS International. Tanto que, desde agosto de 2017, o grupo holandês já conta com filial própria em Macaé: a OOS do Brazil Ltda.Fundada em 2009, a OOS International atua no segmento de Óleo e Gás com serviços integrados que vão desde a administração de navios, engenharia, manutenção e serviços operacionais. As particularidades de sua frota permitem, a um só tempo, prover condições de alojamento, movimentação de carga pesada e soluções de descomissionamento .

As formas de casco semi-submersível das unidades são o orgulho da nossa empresa, que nos permitem trabalhar de forma eficiente e nos tornam confiáveis na realização dos nossos compromissos para com os trabalhos de movimentação de carga pesada. Nossas embarcações estáveis e dinâmicas podem instalar diversas estruturas fixas e flutuantes, tanto em águas rasas como profundas.

A frota de embarcações com guindastes proporcionam uma redução do tempo de inatividade devido ao formato dos cascos semi-submersíveis, assim como um consumo de combustível 25% menor devido ao design do casco, com menor área de contato. O grande espaço para a plataforma de trabalho, e o comportamento do movimento da embarcação, garantem um ambiente de trabalho seguro para todas as pessoas a bordo.Também podem ser utilizadas ​​para o transporte de módulos e equipamentos no convés dos navios guindaste, reduzindo custos e melhorando a operacionalidade.

Outro diferencial é o grande espaço de convés também é ideal para o armazenamento de estruturas de aço.  As embarcações são posicionadas ao lado das instalações hospedeiras fixas ou flutuantes e são conectadas por meio de uma passarela telescópica (gangway), trabalhando para um tempo de operação de 100%.

 

 

 

 

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