TECNOLOGIA E PERSPECTIVAS NO SETOR METROFERROVIÁRIO

Com o tema “Trilhos para um futuro sustentável”, a 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF) aconteceu de 14 a 17 de setembro. Promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), a STMF, reconhecida como um dos mais importantes congressos técnicos do setor de transporte metroferroviário do País, debateu a atual realidade e as expectativas para o setor. Durante a STMF também aconteceu a Metroferr Lounge Experience 2021, reunindo fornecedores de serviços e produtos para o segmento.

“A STMF contou com mais de 80 palestrantes nacionais e internacionais, divididos em salas técnicas, workshops, painéis e debates. Foram mais de 40 horas de conteúdo exclusivo, que trouxeram luz a uma série de temas de interesse do nosso setor. Pelo segundo ano consecutivo foi realizada remotamente e chegamos a um público expressivo do Brasil e do Exterior”, conta Sílvia Cristina Silva, presidente da AEAMESP.

semana-metroferroviaria

 

Programação da Semana metroferroviária

Na abertura do evento foi promovida a entrega do 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em parceria com a AEAMESP, que reconheceu, entre 45 trabalhos melhor classificados, os vencedores em três categorias. Os trabalhos foram apresentados ao público durante os quatro dias da 27ª STMF. Em seguida, Silvani Pereira, presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, falou sobre o momento da empresa e as perspectivas para o futuro. No final do dia, em uma cerimônia seguida, foram celebrados os 31 anos de fundação da AEAMESP e os 47 anos do início de operação do Metrô de São Paulo.

O segundo dia foi dedicado a temas ligados ao transporte de passageiros. Abriu o evento o painel “Tendências Digitais Aplicadas à Indústria Metroferroviária”, promovido pela Alamys. Também, na parte da manhã, aconteceu a 4ª Sessão Internacional, abordando “O Futuro da Mobilidade Urbana: Tendências, Sustentabilidade e Economia” e a sessão “Mútua e os Benefícios para os Profissionais do CREA”. Ainda foram realizados os painéis “Aprendizados e Inovações para o Futuro do Transporte sobre Trilhos”, “Novas Tecnologias e o Futuro da Mobilidade” e a Sessão da Linha UNI com o tema “O projeto da Linha 6-Laranja de metrô”.

O terceiro dia também contou com apresentações de trabalhos técnicos e foi dedicado a workshops e seminários sobre o transporte de cargas e infraestrutura. Na abertura, aconteceu o “2º Seminário de Inovações Tecnológicas Aplicadas para a Melhoria dos Processos Ferroviários”. Na parte da tarde, os participante acompanharam remotamente o “V Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário”. Nesse encontro, o Ministério da Infraestrutura promoveu, a palestra magna “Empreendimentos Ferroviários e o Desenvolvimento do Brasil”. Ainda aconteceu sessão promovida pela UNIMETRO sobre “Desafios de como Disseminar o Know How Metroviário”.

No último dia do evento novamente aconteceram discussões sobre o transporte de passageiros e sessões especiais. Pela manhã, a primeira participação foi a Sessão UITP com os temas “Estratégias para Retomada de Passageiros” e “Cenário: Metrôs e Retomada”. Em seguida, teve o painel “ESG – Environment, Social & Governance e o Futuro da Mobilidade”. Na parte da tarde, aconteceram as sessões “Nova Estação João Dias, Linha 9-Esmeralda”, com a palestra de Pedro Moro, presidente da CPTM. Seguida pela apresentação “Relatório Profissional Metroferroviário”; “Conversa com Engenheiro Plínio Assmann”; Palestra do Secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy e encerramento do congresso.

Todo o conteúdo da STMF está disponível na plataforma do congresso, no seguinte link:

https://semanadetecnologia.com.br/27semana/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×