TÉCNICA E OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS

TÉCNICA E OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS

A Transremoção Transportes e Remoções Técnicas, sediada em São Paulo (SP), com atuação no Brasil e demais países do Mercosul, recebeu o Prêmio Top Crane 2023, na Categoria Remoção Técnica pelo transporte e posicionamento de ponte rolante de 30 t a 12 metros de altura, em instalação de indústria do setor de papel e celulose, em Ribeirão Preto (SP).

A operação teve início no município de Cotia, na Região Metropolitana de São Paulo, onde a ponte rolante do fornecedor foi utilizada para carregar a carga (por acaso, outra ponte rolante) sobre a carreta prancha de três eixos Randon, tracionada por um cavalo mecânico Iveco 440 Hi Road.

Na chegada ao cliente, colocou em prática o projeto desenvolvido previamente pela equipe técnica da Transremoção. Além das condições operacionais típicas de um ambiente industrial – local confinado e alta temperatura – já que toda operação foi feita com a fábrica em pleno funcionamento – havia outras questões a serem consideradas.

Transremocao-ponterolante-1

A nova ponte rolante deveria ser instalada no piso 1 (superior) e seria içada por uma outra ponte já existente na fábrica, através de uma abertura entre o térreo e o piso 1. Naquele ponto, uma configuração de pórticos Lift Systems da Transremoção, com quatro pernas e capacidade para 400 t, a posicionaria nos trilhos laterais.

Transremocao-ponterolante-2

Havia, porém, um desafio a ser superado e já previsto no projeto feito pela equipe técnica: a necessidade de giro da nova ponte. Para tanto, a Transremoção adotou uma solução inédita, utilizando em conjunto os pórticos com uma mesa de giro, posicionada e devidamente ancorada acima deles sobre duas vigas. Sobre a mesa giratória, o mesmo processo, para sustentação segura da nova ponte durante o giro e posterior posicionamento.

 

O time da Transremocão nessa operação foi composto por duas equipes de remoção, com um líder e dois ajudantes, um operador de pórtico, um operador de empilhadeira, um supervisor técnico e o gestor de negócios responsável pelo contrato. O prazo de execução, estimado inicialmente em 10 dias, mas com a agilidade na execução, foi reduzido para seis dias, representando um significativo ganho para o contratante, já que toda a operação foi feita com a fábrica em pleno funcionamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×