Por Redação Crane Brasil
A Guindastec-Guindastes e Serviços Técnicos, com 40 anos de atividades, sediada em Carapicuíba (SP) e atuação nacional, é mais conhecida pelas operações de elevação de cargas. A partir de 2012, no entanto, a empresa passou a investir também em equipamentos de transporte de primeira linha, inicialmente para dar suporte às suas próprias operações. A performance revelada pelas linhas de eixo Goldhofer na mobilização e, principalmente, no transporte de vigas pré-moldadas estimulou a locadora de guindastes a desenvolver uma área própria de transportes especiais para prestação de serviços a terceiros.
Um marco recente nas operações da Guindastec, com uso intenso de linhas de eixo no próprio canteiro de obras justificou plenamente essa decisão. Há três anos, na obra do Rodoanel Norte, todo o potencial dos equipamentos da fabricante alemã foi colocado à prova, na movimentação de vigas de 40 m e 140 t, e superou as expectativas. Foram utilizados conjuntos compostos de pescoço hidráulico, plataforma de intermediária de 3 m, módulos THP/SL 2 de 2 eixos e THP/SL 4 de 4 eixos e duas mesas de giro flutuantes para 100 t cada, totalizando 6 (2+4) em cada conjunto.
Hoje, a frota de transportes especiais da Guindastec já conta com 24 eixos, em módulos de 2 e 4 eixos, todos Goldhofer, da família modular pesada tipo THP/SL. “Optamos pela Goldhofer pela robustez, qualidade, e capacidade técnica superior por eixo. Com essa linha modular, podemos pensar em fazer qualquer tipo de transporte pesado especial. É só acrescentar módulos e os acessórios adequados para cada situação de transporte”, explica Nilson Balmaceda Rocha, diretor da empresa.
Várias operações de transporte, além de vigas pré-moldadas, já foram realizadas, segundo Nilson Rocha. Dentre as quais, a movimentação de prensa de 88 t, transformadores de até 95 t, digestor de 105 t, módulos de pipe rack com 35 m e 120 t, e turbina de 170 t. “Com nossos 24 eixos em módulos de 2 e 4 eixos e plataformas intermediárias, é possível fazer quase todo tipo de combinação”, diz ele. A única limitação, na verdade, são as restrições técnicas e legais das rodovias.
Por isso, embora a capacidade técnica da carreta Goldhofer é de 45 t por eixo, a Guindastec considera a movimentação de até 250 t como a capacitação técnica atual de sua frota de transportes. Um patamar bastante significativo. “Como os conjuntos da Goldhofer são modulares e com as 4 plataformas intermediárias de 3 m que temos em nossa frota, praticamente podemos puxar cargas de todas as dimensões de largura e comprimento”.
O fato da Goldhofer não ter um escritório ou representante no Brasil não tem sido um problema para a Guindastec. “Eles têm um pós-venda muito bom, com pessoas que falam português, e são muito ágeis na solução de problemas, seja diretamente da matriz na Alemanha ou de sua filial nos EUA”, diz Nilson Rocha. “Durante a garantia, tivemos problema com uma bomba e, com um telefonema, recebemos outra bomba nova em 36 horas sem nenhuma burocracia”. Um técnico da fábrica também realizou treinamento de uma semana, para motoristas e auxiliares, no pátio da empresa em Carapicuíba (SP).
Complementarmente, além dos equipamentos de transporte, a Guindastec investiu, para tracionamento, em cavalos mecânicos novos Volvo FH 540 8×4 com CMT de 200 t. E, dada a experiência positiva que vem tendo com a Goldhofer, Nilson Rocha não descarta, como o próximo passo da nova área de negócios Transporte da Guindastec, o investimento futuro em carretas autopropelidas da marca, aliás plenamente compatíveis com os módulos atuais.