A inovação nunca descansa. Para apoiar a considerável indústria madeireira na Nova Zelândia, a Liebherr Maritime Cranes trabalhou com a ISO Limited, uma empresa Qube, e a SMAG para desenvolver uma solução de última geração para manuseio de madeira para os portos de Tauranga e Gisborne.
Este projeto representa um marco significativo para a indústria florestal na Nova Zelândia e demonstra o compromisso da Liebherr em fornecer soluções inovadoras que impulsionam a eficiência e a segurança nas operações marítimas. O projeto teve início em meados de 2018. Após reuniões com clientes em Tauranga e Gisborne, a Liebherr teve uma visão mais clara dos requisitos do projeto.
Em setembro de 2019, foi realizada uma reunião com clientes na fábrica da Liebherr Rostock, com o primeiro teste das garras eletro-hidráulicas SMAG, e foi assinado um contrato para quatro LHM 550 e seis garras de madeira SMAG. Um simulador de guindaste para auxiliar no treinamento dos operadores de guindaste também fez parte da compra para a Tauranga.
Em janeiro de 2020, um segundo teste de garra bem-sucedido foi concluído com um novo design de caçamba e a produção das seis garras foi lançada. No primeiro trimestre de 2020, o simulador de guindaste foi entregue e instalado no local do cliente. Em meados de julho de 2020, os quatro guindastes móveis portuários LHM 550 totalmente montados e seis garras de madeira foram carregados no navio “Rolldock Sun” e chegaram a Tauranga no início de setembro de 2020.
Além disso, um novo contrato foi assinado para mais dois LHM 550 e mais três garras de madeira SMAG. Eles chegaram a Eastland Port – Gisborne em novembro de 2021. Todas as unidades foram entregues ao cliente e estão em operação. O faturamento aumentou em até 35%.
Um novo paradigma
“Os novos MHCs mudaram significativamente a maneira como as toras são carregadas na Nova Zelândia e, o mais importante, são uma mudança significativa em nossas práticas atuais, melhorando a segurança e a produtividade”, afirma Paul Cameron, diretor e CEO da ISO Limited.
Este projeto não apenas abriu um grande potencial para novas remessas com a ISO, mas outras empresas também manifestaram interesse. O conceito de maneiras mais eficientes e seguras de manusear a madeira está se mostrando uma opção atraente para muitos. A silvicultura é uma indústria significativa na Nova Zelândia, contribuindo para uma receita anual de exportação de cerca de $ 6,8 bilhões, 1,6% do PIB da Nova Zelândia e para o emprego de cerca de 35.000 pessoas na produção, processamento e comercialização.
As inovações neste campo são, portanto, de grande relevância para muitas pessoas, e a Liebherr e seus parceiros continuarão a colaborar estreitamente em opções voltadas para o futuro para apoiar formas seguras e eficientes de operar na indústria madeireira.