CRANE MAPPING STUDY BRAZIL

CRANE MAPPING STUDY BRAZIL

Projetos de parques eólicos têm peculiaridades únicas e uma das principais, sem dúvida, é o dimensionamento dos equipamentos a serem utilizados na obra. Definir os guindastes necessários à montagem das torres e componentes do aerogerador – seja pelo seu impacto nos custos do projeto ou pela dificuldade de se encontrar equipamentos de grande porte adequados em razão da grande demanda – é algo que precisa ser feito muito antes da efetiva contratação da empresa fornecedora de equipamentos.

Por conta disso, empreendedores do segmento eólico tem requisitado com antecedência trabalhos especializados de consultoria de Rigging para projetos eólicos futuros. Essa iniciativa tem o mérito adicional de garantir a segurança operacional, o que em si já é muito importante, e também permite otimizar tempos de montagem, utilização de recursos e necessidades de obras civis, além de equacionar gargalos logísticos.

Foto 2 - Montagem de Gerador - Pq Eólico Lagoa do Barro
Montagem de Gerador – Pq Eólico Lagoa do Barro

Um exemplo recente é o projeto “Crane Mapping Brazil” da Goldwind Brasil, tendo como principal objetivo dimensionar os equipamentos mais adequados para montagem (guindastes principais) adequando-se às características dos componentes dos aerogeradores da Goldwind (2 tipos de máquinas diferentes) e, ainda, para cada possibilidade de torre de aço cujas alturas variavam: 100, 110, 120 e 130 m.

Emmanuel Dartanhan, diretor de construção da Goldwind Brasil
Emmanuel Dartanhan, diretor de construção da Goldwind Brasil

“O escopo do projeto inicial era fornecer à Goldwind Brasil um panorama da capacidade de atendimento dos locadores de guindastes no Brasil (para cada tipo de máquina e altura de torre) às futuras obras de parques eólicos que a empresa já vislumbra ao longo dos próximos anos, de modo que a empresa possa se posicionar estrategicamente e garantir o fornecimento”, explica Emmanuel Dartanhan, diretor de construção da Goldwind Brasil.

Após a verificação dos equipamentos mais adequados, outro grande desafio, segundo ele, foi ampliar o mapeamento na América do Sul quanto às possibilidades de fornecimento às características de cada projeto de parque eólico. Para a realização deste mapeamento a Goldwind Brasil contou com a colaboração da HACC Engenharia, que tem como diretor técnico responsável o engenheiro Marcos Haibara, especialista em rigging com amplo conhecimento e experiência em soluções de movimentação de cargas horizontais e verticais. “Já o conhecíamos de projetos anteriores que executamos juntos e ele sempre nos atendeu com muito primor nos projetos de rigging”, afirma Emmanuel Dartanhan.

Marcos Haibara
Marcos Haibara, diretor técnico da HACC Engenharia

 

Marcos Haibara conta que foram realizados mais de 250 estudos de rigging neste projeto utilizando guindastes com características diferentes e sempre informando as vantagens e desvantagens de cada tipo de equipamento utilizado. Com base nessas premissas, segundo ele, foi possível realizar uma grande variedade de análises para possíveis cenários para atendimento às obras no Brasil. “De posse dos principais equipamentos viáveis às características de cada turbina/Hub Height, iniciamos o mapeamento (Nível Brasil) dos guindastes com as características desejadas para o contratante”, diz Haibara..

Ele explica que foram realizadas diversas análises com possíveis cenários de equipamentos para cada obra, respeitando as características dos componentes a serem içados fornecendo ao cliente um panorama dos principais fornecedores no Brasil com capacidade de atendimento. Esse trabalho gerou um relatório exclusivo para a Goldwind Brasil contendo a capacidade de fornecimento de cada uma das principais empresas locadoras, com os guindastes mais adequados à montagem de parques eólicos para as turbinas estudadas.

Uma das análises realizadas com determinados equipamentos para escolha dos equipamentos que irão fazer parte da obra foi a análise de performance com base nas características de cada um dos equipamentos.

Análise de Performance em obra
Análise de Performance por tipo de equipamento

Marcos Haibara conta que outro grande desafio importante na elaboração do projeto e que tem sido muito utilizado pela contratante junto aos seus clientes finais – foi um trabalho complementar. A HAAC Engenharia agregou, aos estudos de montagem, os dimensionamentos das plataformas de cranepad (a área para armazenamento e montagem dos segmentos de torre e componentes do aerogerador), de modo que se tornassem as mais otimizadas possíveis e específicas para cada guindaste principal a ser utilizado.

Foto 4 - Montagem de Torre - Pq Eólico LDB
Obra Parque Eólico Lagoa do Barro – PI (Goldwind) – Transporte de Pá (Blade)

Como diz Marcos Haibara, a otimização das plataformas de Cranepad é uma consequência dos estudos de rigging de montagem dos componentes que relaciona o posicionamento destes na área de montagem. Dessa forma, com estudos melhores orientados é possível fazer uma análise crítica da posição dos componentes estocados e os guindastes na área de montagem.

Metodologia e as diferentes fases do trabalho

O trabalho de consultoria de Rigging realizado pela HACC Engenharia para a Goldwind Brasil teve início em março de 2022 e foi concluído no prazo estabelecido de 180 dias. No entanto, análises mais aprofundadas podem ser feitas em casos específicos, pois o estudo vem sendo constantemente requisitado nos projetos de parques eólicos atuais a pedido da Goldwind.

Para cada parque eólico previsto ou com possibilidade efetiva de realização o trabalho foi dividido nas seguintes fases principais:

1 – Estudos para Descarregamento – Dimensionamento dos equipamentos adequados ao serviço de descarregamento dos segmentos de torre e equipamentos do WTG e sempre apontando os cenários de fornecedores possíveis.

2 – Estudos de Montagem – Dimensionamento de equipamentos (guindastes) para a completa montagem dos segmentos das torres, bem como para a completa montagem dos aerogeradores e sempre apresentando os respectivos Estudos de Rigging formatando uma completa análise técnica dos guindastes mais adequados disponíveis no mercado. E estudo de viabilidade para montagem e otimização dos guindastes envolvidos nos estudos, de forma a melhor atender o escopo definido/previsto pela contratante.

3 – Dimensionamento de Layout do Cranepad – Após a conclusão dos estudos de montagem dos aerogeradores, início dos estudos para as necessidades do cranepad, de acordo com o(s) guindaste(s) principa(is) especificado(s) de modo a definir a otimização da área a ser preparada para montagem/desmontagem parcial do guindaste principal nas bases (plataformas de montagem) e apresentar o projeto de plataforma necessária otimizada;

4 – Plano de Transporte – Realização dos planos de transporte para os principais componentes das turbinas e dos segmentos de torre.

Transporte de blade - Pq Eólico LDB
Transporte de blade – Pq Eólico LDB

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×