RITMO INTENSO DE OBRAS EM BARRA DOS COQUEIROS

Em abril, a CELSE (Centrais Elétricas de Sergipe), empresa criada pela brasileira EBRASIL – Eletricidade do Brasil – e a Golar Power (joint-venture entre a norueguesa Golar LNG e o fundo de investimentos americano Stonepeak Infrastructure Partners), assinou os contratos de financiamento, garantindo recursos da ordem de R$ 5 bilhões para o Complexo Termoelétrico Porto de Sergipe I.

O aporte será disponibilizado entre 2018 e 2019 por bancos e organismos multilaterais, para manter o cronograma de obras, que prevê o início da operação comercial já a partir de janeiro de 2020. Localizada em Barra dos Coqueiros, em Aracaju (SE), a UTE Porto de Sergipe será a maior termelétrica a gás natural da América Latina, com 1.551 MW de potência e em condições de atender 15% da demanda da Região Nordeste do país.

O projeto inclui não somente a UTE, como também a linha de transmissão e as instalações offshore – unidade de armazenamento e regaseificação do Gás Natural Liquefeito (GNL) e transporte até a usina. A utilização de GNL e, em particular, a água do mar em todos os processos da usina são dois importantes destaques ambientais do projeto – e foram determinantes para a obtenção dos financiamentos internacionais e do licenciamento concedido pelo IBAMA, assegurado no último mês de março.

A implantação do complexo teve início em agosto de 2016, e atualmente a fase de construção civil está em conclusão para ter início a montagem eletromecânica. Em 2019, começa a fase de testes e comissionamento.

O Complexo Termoelétrico Porto de Sergipe I, portanto, não é uma oportunidade futura, mas um projeto com obras em pleno andamento. Já na fase atual, empresas de elevação de cargas e transportes especiais estão mobilizadas no canteiro. Contratada pela Mammoet, a Makro Engenharia realizou recentemente a verticalização de um Módulo OCC (serpentina e frame). Com peso de 216 t e dimensões de 27 m de comprimento e 4,6 m de largura, a carga foi içada a uma altura de 50 m com utilização de um guindaste Liebherr LR 1400 (400 t) e apoio de um LTM 1160

Alimentador de sapatas

Em fevereiro deste ano, a Makro Engenharia, contratada pela Mammoet, também fez a descarga de navio e o transporte de um alimentador de sapatas, do Porto de Barra dos Coqueiros para a UTE Porto de Sergipe.  O volume total de movimentação foi de 219 t, de uma carga com 28,16 m de comprimento, largura de 4,59 m e altura de 3,14 m. Nessa operação, a equipe da Makro optou pela utilização e um cavalo mecânico Volvo FH 540, com tração 6×4, e 20 linha de eixos Goldhofer.

A operação foi realizada em um dia, percorrendo uma rota de 20 km, com apoio de dois batedores credenciados. O principal desafio foi a saída do cais do porto, onde foi necessário realizar uma manobra de 90º. Foi necessário retirar o guard rail (defensa metálica) e instalar chapas no piso para aumentar a resistência mecânica. O transporte bem sucedido da carga inteira evitou que a peça tivesse que ser desmontada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×