RENOVAÇÃO AOS 48 ANOS DE ATIVIDADES

RENOVAÇÃO AOS 48 ANOS DE ATIVIDADES

Ao completar 48 anos de atividades em 2022, com um portfólio amplo de operações, a Macedo Transportes tem realmente o que comemorar. Depois de consolidar-se como uma empresa de soluções integradas (transporte, remoção e içamento) e abrir rotas internacionais, a empresa acaba de concluir um novo ciclo de investimentos e vê reconhecidas no mercado a capacitação e qualidade de atendimento de sua equipe.

A Macedo Transportes tem uma origem comum a muitas empresas do setor. Por volta de 1970, Odair Macedo resolveu levar adiante o sonho interrompido (por questões de saúde) do pai, Antonio: trabalhar com caminhão. Na primeira oportunidade, juntou umas economias com algum dinheiro emprestado pela mãe, Maria Morilha Macedo, já viúva àquela altura, e comprou um cavalo mecânico FNM com uma prancha reta de 1 eixo. Passados alguns anos trabalhando como carreteiro, em 1974, Odair Macedo, tendo como sócia a esposa, Maria Aparecida Palomo Macedo, fundou a Macedo Transportes Pesados, com sede na casa onde eles moravam.

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Odair Macedo, falecido em 2014, e o filho Cassiano, atual diretor comercial; e o histórico FNM

O foco inicial do negócio era o transporte de equipamentos de terraplanagem, até que, em 1985, a Macedo Transportes Pesados ampliou o leque de atuação com a movimentação de máquinas e equipamentos industriais. A partir daí, incorporando guindastes articulados e equipes de remoção, por volta dos anos 2000 passou a dedicar-se inteiramente ao transporte e movimentação de máquinas e equipamentos industriais. Em 2014, com o falecimento de Odair Macedo, seu filhos Cassiano Palomo Macedo e Juliana Palomo Macedo assumiram a gerência da empresa. “Começamos a colocar as nossas ideias em prática, sempre respeitando e lembrando de tudo que nos foi passado pelo nosso pai”, diz Cassiano Macedo.

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Cassiano e Juliana Macedo, na sede da empresa no bairro do Jaraguá, em São Paulo

O principal legado do pai, lembra ele, é “sempre respeitar a todos, da mesma forma que queremos ser respeitados”. Outra importante lição que os filhos não esquecem, tendo em mente épocas muito difíceis pelas quais o pai e a mãe passaram, “é trabalhar sempre com muito pé no chão no que se diz respeito a endividamento e novos investimentos”.

E não há como duvidar que essa segunda geração dos Macedo (ou a terceira, a contar do avô) tem se saído muito bem. O antigo sonho de “trabalhar com caminhão” se mantém em um outro patamar bem mais elevado e já ultrapassa as fronteiras do país. Desde 2019, a Macedo Transportes passou a atuar também no transporte de cargas excedentes para o Uruguai, Paraguai, Chile, Argentina, Peru e Bolívia.

Os grandes desafios nas operações

Em 48 anos de atividades, diz Cassiano Macedo, foram muitos desafios superados. “O maior que me lembro foi em 2014, um processo em regime de DTA, onde precisamos carregar 45 contêineres em dois dias que iria seguir para Minas Gerais. Mas também houve outros com diferentes fatores de complexidade”. Ele cita como exemplo uma operação iniciada em 2019, com duração de dois anos, e regime de trabalho, em alguns meses, de 24 horas por dia. O escopo do contrato era auxiliar a montagem de uma linha de motores em uma grande indústria automotiva, com mobilização de equipes de remoção, empilhadeiras e guindastes, dentre outros equipamentos.

Na história da empresa, o percurso mais longo, diz ele, com certeza foi para Manaus. Já em peso e dimensões, a operação mais complexa foi o transporte de um equipamento de medição de gás e óleo com 22 m de comprimento, 6,20 m de largura, 5,50 m de altura e peso de 120 t. Por outro lado, a operação mais desafiadora foi a entrega recente de um equipamento com 4,20 m de largura para Santiago, no Chile. “Precisamos cruzar as cordilheiras, o que não conseguiríamos sem equipamentos novos, com manutenção em dia e pessoal especializado”.

Os investimentos “pé no chão” também têm se mostrado bastante acertados na garantia e ampliação da capacitação técnica da empresa, hoje com cerca de 100 funcionários e uma frota de 85 equipamentos e veículos. A começar pela infraestrutura operacional. A Macedo Transportes está sediada desde 2013 em uma área de 8.500 m2, no bairro do Jaraguá, em São Paulo (SP), muito próximo à rodovia Anhanguera e ao rodoanel Mario Covas e, portanto, estratégica para ligação com as principais rodovias do país.

Novo ciclo de investimentos na frota

Os recursos disponíveis incluem desde guindaste articulados de diversas capacidades, guindastes industriais, guindastes telescópicos, cavalos mecânicos simples e traçados, carretas prancha retas, rebaixadas, super rebaixadas, hidropneumáticas de 2 a 4 eixos, dollys intermediários, empilhadeiras, inclusive elétricas, e plataformas elevatórias além de pórticos.

A Macedo Transportes acaba de receber um guindaste articulado LUNA (2022), modelo 51508, com capacidade para 20 t, que integra um novo ciclo de investimentos da empresa em novos equipamentos, iniciado em 2021, envolvendo empilhadeiras, plataformas elevatórias, uma carreta Pastre, de 4 eixos com pescoço removível, um guindaste XCMG para 90 t, um guindaste articulado LUNA, modelo 12.500, para 6 toneladas, e um pórtico CDE para 400 t com o qual dobrou sua capacitação técnica de elevação.

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Em paralelo a isso, a Macedo Transportes não tem descuidado do investimento em pessoal, métodos e processos internos. Pelo contrário, diz Cassiano Macedo. “Acreditamos que nosso maior bem são as pessoas, então seguimos sempre a premissa da parceria com nossos colaboradores, fornecedores e clientes buscando sempre a excelência e segurança em nossas operações”. O engajamento em boas práticas é feito por manuais de conduta, segurança, e manutenção, bem como por treinamentos, campanhas internas e projetos sociais.

Do ponto de vista operacional, Juliana Palomo Macedo lembra que a empresa, que já possui certificação ISO 9001-2015 e cadastro para o transporte em regime de DTA com garantia ilimitada, está finalizando junto à Receita federal a certificação OEA (Operador Econômico Autorizado). Em virtude disso, a Macedo Transportes trabalha com gerenciamento de risco de 100% de sua frota, com ampla cobertura de seguro em suas operações.

Como os demais empresários do setor, os diretores da Macedo Transportes veem com preocupação o aumento de custos e da inflação. No entanto, eles acreditam que essa situação deva se estabilizar nos próximos meses. “Sendo um ano eleitoral precisamos ter um pouco mais de cuidado, pois não sabemos como ficará após o final das eleições. Mas existem muitas fábricas sendo abertas no Brasil, fazendo com que tenhamos ainda muitos negócios para este ano e no ano que vem”.

Duas operações recentes exemplificam o leque de serviços oferecido pela Macedo Transportes

REMOÇÃO TÉCNICA

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Contratante: Indústria automotiva (SBC)
Local: Jundiaí-SP (Origem) e São Bernardo do Campo-SP (Destino)
Tipo de carga: Forno
Peso (t) e dimensões (CxLxA): Módulo Frontal 13,5 t (6,7 x 4,9 x 32,2 m); Módulo Final 10 t (5,4 x 4,9 x 3,2 m); Mesa de Carga 3,5 t (4,0 x 3,0 x 2,0 m); Câmara de Resfriamento 7 t (3,0 x 5,7 x 3,5 m); e mais 34 volumes de partes e peças diversas.
Escopo: Transporte rodoviário intermunicipal, descarga simples por meio de içamento, verticalização, remoção técnica, horizontalização, posicionamento na base definitiva de trabalho e auxílio à montagem;
Equipamento principal: Guindaste Industrial Luna TM 130
Recursos utilizados (25 equipamentos): Cavalos mecânicos (6×2) e (4×2), carretas pranchas e convencionais, carros de escolta, guindastes telescópicos traseiros, caminhões com guindastes articulados, ferramental específico, empilhadeiras, sistemas hidráulicos de movimentação autopropelidos e plataformas de trabalho aéreo
Equipe: 35 colaboradores, incluindo equipes de remoção, supervisores, técnicos de Segurança e Planos de Rigging;
Prazo total de execução: 12 (doze) dias. Maio de 2021
Principais desafios: Prazo de execução, Verticalização, Remoção Técnica, Horizontalização e Posicionamento da Base definitiva de trabalho.
Observação:
Através de seus técnicos, a Macedo Transporte participou ativamente da finalização do projeto no fabricante, tendo em vista às necessidades específicas de movimentação para acessar o interior da fábrica, inclusive com a inclusão e alteração no posicionamento dos “pegas” e olhais inicialmente previstos para que pudéssemos realizar a movimentação garantindo a máxima eficiência e segurança.

TRANSPORTE INTERNACIONAL

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Contratante: Fabricante de máquinas para envasamento de bebidas
Local: Guarulhos-SP (Origem) e Santiago-Chile (Destino)
Tipo de carga: Envasadora e Rinser (lavadora)
Peso (t) e dimensões (CxLxA): Envasadora 14 t (4,4 x 4,4 x 3,3 m); Rinser 5 t (4,25 x 4,25 x 2,83 m)
Escopo: Transporte rodoviário
Distância percorrida: Aproximadamente 3.500 Km
Prazo total de execução: 18 dias. Setembro de 2021
Recursos utilizados: Composições de transportes com cavalo mecânico Volvo FH 420 e pranchas RANDON super rebaixadas com suspensão a ar; e com cavalo mecânico VW 19330 4×2 com prancha reta PASTRE, de 3 eixos, com suspensão a ar
Principal desafio: Cordilheira/altitude

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