NOVOS REACH STACKERS NO MERCADO

NOVOS REACH STACKERS NO MERCADO

A Intermodal South America 2024, realizada em São Paulo (SP), de 5 a 7 de março, foi a melhor ocasião para apresentação de equipamentos para manuseio de cargas em terminais portuários. A Kalmar, com grande tradição nessa área, sem dúvida se destacou com o seu Eco Reachstacker 420-450E, realizando em plena feira a entrega técnica do equipamento para a Gislon Transportes, de Ilhota (SC). Mas tanto a Sany quanto a XCMG mostraram que também estão avançando tecnologicamente em equipamentos para movimentação portuária.

A Kalmar, que conta no Brasil com suporte e representação da Tracbel, tem um portfólio com mais de 200 modelos, entre reach stachers, “terminal tractors” (caminhão voltado para atuar em pátios e centros de distribuição), empty contêiner (para contêineres vazios) e empilhadeiras de grande porte (de 10 a 85 t). E seus equipamentos, pela tecnologia embarcada, robustez e baixo consumo de combustível tem ganhado espaço no Brasil. A Tecer Terminais, do Ceará, por exemplo, adquiriu a primeira máquina da América Latina da marca Kalmar com capacidade de 130 toneladas. Em uma operação recente, esse equipamento foi utilizado na descarga de três aerogeradores Goldwind (sem torres) vindos do porto chinês de Taicang e destinados à Lagoa do Barro, Piauí. Cada aerogerador pesava mais de 100 toneladas.

A Sany e XCMG apresentaram na Intermodal, respectivamente, os reach stackers SRSC45C2 (50 t) e XCS4531K (45 t), a mesma faixa de capacidade do Kalmar Eco Reachstacker 420-450E. Sem apresentar ainda tantos recursos quanto um dos top de linha da Kalmar, os equipamentos chineses, como já comprovado em outros segmentos de mercado, estão bem encaminhados nesse sentido. A começar pelo uso de componentes globais utilizados em sua fabricação como, por exemplo, motores Cummins ou Volvo, transmissões Clark e eixos Kessler, dentre outros. Uma base tecnológica sobre a qual Sany e XCMG agregaram suas próprias soluções e patentes. Resultando em equipamentos robustos, e de grande funcionalidade, com um valor de aquisição de 40 a 50% menor.

empilhadeira xcmg

O reach stacker XCMG modelo XCS4531K, com altura máxima de elevação de 15100 mm, foi dimensionado para movimentação de contêineres padrão de 20′ e 40′. Conta com funções telescópicas, de deslocamento lateral (±800 mm) e de rotação (-105°~+195°), bem como controle de trava por torção. O sistema de lubrificação é automático, assim como o controle antichamas e a autocompensação. A cabine do motorista, equipada com assento ergonômico e ar condicionado, é móvel e sua visibilidade é complementada por câmeras, inclusive na traseira.

empilhadeira-sany

O modelo SRSC45C2 da Sany permite manusear contêineres padronizados de 20, 30 e 40 pés, podendo elevar até 50 toneladas. A altura de elevação, o ângulo de giro e a faixa de deslocamento lateral são exatamente os mesmos do XCMG XCS4531K. O sistema hidráulico com sensor de carga fornece potência precisa sob demanda, e o contrapeso deslizante patenteado pela Sany aumenta a estabilidade da carga sem aumentar o peso da máquina. A cabine móvel também oferece grande visibilidade. Um outro recurso patenteado pela Sany é o sistema de contrapeso móvel para melhoria da capacidade de elevação e segurança do equipamento. Do ponto de vista de manutenção um diferencial do reach stacker Sany é a integração de todos os sistemas com a tecnologia CAN-bus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×