QUANDO USAR UM GUINDASTE AT OU UM RT?

Por Miguel Hiroto Tadano *

Para que se tenha o melhor aproveitamento e a melhor solução para a realização de um trabalho, há que se levar em consideração diversos fatores. Dentre os quais, manobrabilidade e condições de terreno – contemplados em maior ou menor grau nos guindastes para “todo terreno” e “terreno acidentado”.

O Guindaste Todo Terreno, que vem do termo em inglês All Terrain Crane, daí ser conhecido também como guindaste AT, tem essa nomenclatura devido à sua característica de poder tanto andar em rodovias como em terrenos acidentados. Esse é o resultado do seu projeto, que permite seguir as regulamentações de trânsito e, ao mesmo tempo, suportar situações de terreno extremas – já que tem sistema de suspensão e direção preparados para isso.

Guindaste Todo Terreno (AT)

O chassi do guindaste AT conta com uma estrutura em forma de caixa, fabricada em aço de alta resistência, e uma quantidade de eixos que distribui o peso do guindaste em até, no máximo, 12 toneladas por eixo em condições de locomoção, permitindo que rode nas principais vias públicas. Utiliza pneus grandes, que possibilitam uma altura maior do chassi em relação ao solo, além de possuir suspensão acionada hidraulicamente, para o ajuste de altura em situações em que o terreno não seja plano.

O tamanho dos pneus também permite a utilização de banda simples, o que possibilita a direção em todos os eixos e mais de uma forma de direção como, por exemplo, direção caranguejo, que é quando todas as rodas estão esterçadas para o mesmo sentido, resultando em um deslocamento do equipamento para o lado, como se fosse um caranguejo. Ou ainda, direção com eixos conjugados, em que os eixos dianteiros esterçam para o lado oposto aos traseiros, permitindo a direção com raio mínimo.

Já o Guindaste para Terreno Acidentado é conhecido como guindaste RT do termo em Inglês Rough Terrain Crane, possui essa nomenclatura por ser projetado para as situações de operação fora de estrada e conseguir se locomover em terrenos em condições adversas – porém, no Brasil, não é permitido o trânsito em vias públicas.

Guindaste para Terreno Acidentado (RT)

O guindaste RT possui pneus extra grandes e os equipamentos menores possuem apenas 2 eixos – o  que faz com que o equipamento seja compacto e facilite a sua manobra no canteiro de obras. Assim como o guindaste AT, o RT também tem direção em todos os eixos e possui os modos de direção caranguejo e direção com os eixos conjugados. Por seus pneus maiores e por ser um equipamento mais compacto pode andar em condições ainda mais adversas do que o guindaste AT.

Outra diferença que faz com que o guindaste RT seja ideal para o canteiro de obras é a possibilidade  de poder se locomover com carga, o que agiliza algumas operações. Isso é possível em razão dos  aos pneus extra grandes e ao fato do guindaste possuir apenas uma cabine, ou seja, a cabine de operação do guindaste é a mesma cabine utilizada para a direção, enquanto que o AT possui duas cabines distintas: uma para direção e outra para operação do guindaste.

A grande vantagem do guindaste AT em relação ao RT é a de poder rodar em vias públicas, o que torna possível a locomoção de uma obra para outra com mais facilidade. Já o RT precisa ser colocado sobre uma carreta, porém o guindaste RT é o mais adequado no canteiro de obras. Assim, em situações em que o guindaste ficar permanente ou por longo período em um mesmo canteiro ou local, o RT se torna a melhor opção de escolha.

miguel-tadano(*) Miguel Hiroto Tadano é engenheiro mecatrônico formado pela Escola Politécnica
da USP, com 10 anos de experiência em manutenção de guindastes
Comentários, Críticas e Sugestões para: miguelh_t@hotmail.com

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