A Cordeiro Locações, sediada em São Gonçalo do Amarante (CE), com operações certificadas pela ISO 9001 e uma das principais empresas do setor nas regiões Norte e Nordeste do país, recebeu o Prêmio Top Crane 2023, na Categoria Içamento – Case’2023, pelos serviços realizados na montagem de vigas na passarela do Moinho M. Dias Branco, na unidade de Porto do Mucuripe, em Fortaleza (CE).
Nessa operação, a Cordeiro Locações mobilizou um dos mais recentes recursos integrados à sua frota – o modelo Tadano-Demag AC500-2 (500 t) – e também um guindaste XCMG QY70k (70 t).
O desafio colocado para e pela contratante – a Projeart Indústria de Estruturas Metálicas – era realizar a montagem de vigas na passarela transportadora de trigo, sem interrupção significativa na produção, ou, minimizando ao máximo as perdas operacionais e conciliando os interesses entre as áreas de segurança e produção de um dos principais grupos alimentícios no país. A regulamentação portuária também deveria ser observada já que as instalações localizam-se dentro do Porto de Mucuribe.
A passarela, como pode-se prever, é um componente crítico da infraestrutura logística, conectando áreas estratégicas do moinho, e garantindo o fluxo contínuo de matéria-prima essencial. O desafio residia na necessidade de integrar novas vigas à estrutura existente, sem comprometimento da produção.
Para tanto, havia necessidade de um planejamento minucioso, da logística de entrega das vigas (38,0m x 2,63m x 6,54m e peso de 17,0 t) até a execução precisa da instalação, a 71,85 m de altura, sem margem para erros.
A expectativa técnica está nas operações de içamento e fixação das vigas, onde deve haver uma coordenação precisa entre guindastes, equipamentos de soldagem e a equipe. Bem como na escolha e aplicação de métodos de fixação que atendam a padrões de segurança estritos, com integração perfeita à estrutura existente.
A equipe da Cordeiro Locações realizou inicialmente um mapeamento da estrutura existente e das áreas de acesso, utilizando técnicas para obter uma representação virtual precisa do ambiente de trabalho. Isso permitiu identificar pontos críticos, restrições de espaço e locais estratégicos para a movimentação das vigas, minimizando qualquer interferência com as operações em andamento.
Feito isso, partiu-se para um plano de rigging, com uso de softwares Autodesk Autocad 2024, considerando a geometria específica das vigas e a complexidade da passarela, utilizando software de modelagem avançada para simular diferentes cenários de içamento. Isso permitiu escolher os pontos ideais de fixação, dimensionar os acessórios de rigging corretos e calcular as forças envolvidas em cada etapa do içamento.
Complementarmente, foram integradas informações em tempo real da produção, para ajustar o cronograma de içamento em momentos de menor demanda na produção, minimizando qualquer impacto nas operações diárias do moinho. Em relação aos guindastes foram feitas simulações dinâmicas para antecipar o comportamento sob diferentes condições de carga, garantindo uma abordagem proativa para evitar situações de risco. Ao final, a operação foi realizada em 20 dias, com uma redução da ordem de 40% do inicialmente previsto, sem considerar o ganho gerado pela não paralisação da planta fabril.